30 de novembro de 2010

PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE PREVENTIVA PROMOVIDA PELO GRUPO SAÚDE E VIDA





O Centro de Ensino "Josue Montello" recebeu na tarde de hoje (terca-Feira, 30/11) dois representantes do grupo Saúde e Vida: Irineu dos Reis, biólogo e pós graduando em saúde pública; e Luciano Luis, assessor técnico em saúde, onde este viaram ministrar uma palestra sobre sexualidade preventiva.
O Objetivo desta palestra é de informar para os alunos desta escola sobre assuntos ligados ao aborto, gravidez indesejada, DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis, Planejamento Familiar, AIDS, entre outros.




29 de novembro de 2010

OS ALUNOS DO C. E. JOSUÉ MONTELLO NA 'VI VÍDEO CONFERÊNCIA SOBRE AIDS'
Na sexta feira, 28/11/10, os alunos das séries 1ª, 2ª e 3ª, vespertino, participaram da VI Vídeo Conferência, com o tema: "QUEM VÊ CARA NÃO VÊ AIDS". O evento é parte das ações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS. É importante lembrar que, diante de um tema tão significativo, os jovens não podem ficar indiferentes, pois o caminho mais viável para se evitar doenças sexualmente transmissíveis tem como princípio a informação.









24 de novembro de 2010

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA GESTÃO NOTA 10







O Centro de Ensino Josué Montelho foi uma das escolas selecionadas para aplicação da avaliação do programa Gestão Nota 10. Foram aplicadas as provas de Portugues, Matemática e Redação. Segundo a instrutora Maíra Baroni, que acompanhou o resultado das provas, a maioria dos alunos estão em níveis de desenvolvimento cognitivo desejáveis e que estamos todos de parabéns: alunos, professores e gestores.



23 de novembro de 2010

NOVAS CARTEIRAS ESCOLARES

O Centro de Ensino Josué Montello recebeu da Unidade Regional de Educação (URE), na tarde de 22/11/2010, cinquenta (50) novas carteiras escolares, enviadas pelo Governo do Estado. A perspectiva é de que até o final do ano letivo a escola receba o restante das carteiras.










22 de novembro de 2010

Casa de Cultura Josué Montello promove exposição itinerante


CulturaCasa de Cultura Josué Montello promove exposição itineranteDivulgaçãoO secretário de Estado da Cultura, Luís Henrique Bulcão, participou nesta segunda-feira (22), da abertura da exposição itinerante sobre a vida e obra do escritor maranhense Josué Montello, no Colégio Cintra (Anil). A exposição ficará à disposição para visita na biblioteca da escola até a próxima sexta-feira (26).
Durante a solenidade de abertura, o secretário mencionou a importância de Josué Montello para a literatura maranhense e brasileira. A Secretaria de Estado da Cultura (Secma), de acordo com o secretário, assumiu a missão de divulgar a obra desse grande escritor maranhense. “Abrir um livro de Josué Montello é passear pelas ruas, becos e pela história de São Luís e do nosso Estado”, ressaltou.
Na ocasião, Luís Bulcão fez a entrega ao diretor geral da escola, Arnaldo Martinho, de 19 romances de José Montello e mais 20 livros do Plano Editorial da Secma, para compor a biblioteca do Cintra.
A mostra, que retrata momentos da vida literária e profissional do escritor, é composta por 48 painéis com fotografias, recortes de jornal, correspondências e artigos; 150 livros, entre obras do próprio autor e de outros escritores maranhenses; além de 10 banners e um vídeo documentário.
A diretora da Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), Joseane Maria de Souza, informou que, além o acervo fotográfico e literário, a programação da mostra inclui palestras sobre a trajetória artística do escritor e sobre os temas dos romances do autor e as ações desenvolvidas pela CCJM. "Aqui, na escola, serão realizadas quatro palestras por dia, duas pela manhã e duas pela tarde. Nos estimamos a participação de quase 3.200 alunos do Ensino Médio", informou a diretora.
Outra novidade será a exposição de painéis sobre o romance “Os tambores de São Luís”, que completa 35 anos. “Além disso, faremos a entrega de um livreto que contém a cronologia da vida do escritor, para os alunos e professores", explicou Joseane Souza.
Monitorada por uma equipe de técnicos da CCJM, a exposição já percorreu escolas, organizações não-governamentais e espaços culturais de São Luís e de outros municípios maranhenses.
"Este ano estivemos na Academia de Bombeiros Militar, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, na Associação Folclórica e em escolas da cidade", informou Joseane Souza.
Realizado pela Secma, o projeto conta com as parcerias das academias de letras dos municípios, prefeituras municipais, instituições de ensino e espaços de cultura. Os interessados em receber a exposição devem entrar em contato com a Casa de Cultura Josué Montello pelo telefone (98) 3218.9945 ou pelo e-mail ccjm@yahoo.com.br

11 de novembro de 2010

4ª FEIRA DO LIVRO


A 4ª edição da Feira do Livro de São Luís abre as portas para o público nesta sexta-feira (12). Promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e co-realização do Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento tem como patrono o jornalista, escritor e cineasta ludovicense José Louzeiro, que também é o autor do tema da Feira: “O Livro é guia e instrumento da sabedoria”. A cerimônia de abertura acontece, na Praça Maria Aragão, às 19h.
A estrutura da feira ocupará uma área de, aproximadamente, seis mil m², envolvendo a Praça Maria Aragão e todo o seu entorno, as instalações do Espaço Cultural, a Praça Gonçalves Dias e o Centro de Formação do Professor (Semed), na Rua Rio Branco.
“A Feira do Livro de São Luís, além de resgatar a tradição literária do Estado, constitui um espaço para o incentivo à produção contemporânea. Será, com certeza, um momento único e rico para todos que participarem do evento”, disse o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.
Na Praça Maria Aragão, foram montados dois auditórios – um que recebe o nome do patrono, com capacidade para 200 pessoas, e o outro homenageando a ativista política e médica que dá nome à praça para 100 pessoas; 20 estandes institucionais, tendas e salas climatizadas – que abrigarão o Café Literário, Casa do Escritor e Espaço Infantil. Haverá, ainda, três praças ambientadas, cada uma com o nome de um homenageando: Rosa Mochel, Carlos de Lima e João Mohana.
No espaço de comercialização de livros, cerca de 60 estandes, com estrutura adequada e ambiente climatizado, reunirão editoras, livreiros e artesãos para exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos e produtos regionais. Um estande em especial será reservado para a produção local, disponibilizando somente títulos de escritores maranhenses. De acordo com a organização do evento, devem ser movimentados mais de R$ 3 milhões durante os dez dias do evento.
Programação - A programação inicia no dia 13 e, este ano, terá cerca de 400 eventos, incluindo seminários, encontros, oficinas, cursos, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programações especiais para o público infantil e juvenil, distribuída em mais de 35 espaços.
“Tivemos a preocupação de elaborar uma programação bem diversificada, com atividades artísticas e culturais, e discussões de temas atuais. Além de evidenciarmos também os homenageados desta edição, com rodas de conversas sobre a vida e obra de cada um”, destacou o coordenador geral do evento, José Maria Paixão.
Entre os convidados para participar das atividades da Feira, destacam-se os escritores nacionais Socorro Aragão (PB), Vilmar Sidnei Demamam Berna (RJ), Celso Antunes (SP), Jaime Lopes Pereira (AM), Arievaldo Viana (CE), Casemiro de Medeiros (CE), Bruno Carneiro Lira (PE), Fabrício Carpinejar (RS), Antonio Carlos de Moraes Sartini (SP), Márcio Vassallo (RJ), Henilton Parente de Menezes (DF), Esmeralda Ortiz (SP) e, ainda, o escritor francês Jean-Yves Loude.
Já entre os literatos locais, destacam-se os escritores Lourival Serejo, Aldo Leite, Ceres Fernandes, Sônia Almeida, José Ewerton Neto, Joaquim Haickel, Albérico Carneiro, Bioque Mesito, Hagamenon de Jesus e Paulo Melo Sousa. Todos participam de atividades no Café Literário, sempre a partir das 18 horas.
Outro espaço que estará bastante movimentado é a Casa do Escritor. Funcionando em horário especial pelo volume de atividades, de 15h às 21h, o espaço terá 63 lançamentos e relançamentos com direito a coquetel e sessões de autógrafo ao lado do auditório. Entre os participantes, Gutemberg Fernandes de Araújo, Francisco Gonçalves da Conceição, Marcus Vinícius Quiroga (RJ), Carlos Agostinho de Macedo, Eva Maria Nunes Chatel, Nelin Vieira, Cristina Granato (RJ) e Wilson Marques.
Além desses espaços, a Feira oferece uma programação voltada para o público jovem, na Casa da Juventude; o Estande da Aliança Francesa, com atividades voltadas para todos os públicos; a Estação Memória, onde o público poderá realizar um city tour passando por marcos literários da cidade; e o Teatro Reynaldo Faray, localizado ao lado do Espaço Cultural, que abrigará apresentações teatrais.
A 4ª Feira do Livro de São Luís acontecerá até 21 de novembro, sempre das 16 às 22 horas.

10 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO FISÍCA DO ENSINO FUNDAMENTAL






A educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias
modalidades do mundo dos esportes e do fitness, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa.
Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. Mas, para que estes benefícios sejam notados é essencial manter uma regularidade nas atividades e desta forma, a meu ver, a aula de educação física deveria ocorrer pelo menos 3x por semana.
As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino.
O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de tv, dvd, etc. O campo é muito amplo. Basta o professor ser responsável, ter seriedade e muita criatividade. Um trabalho bem feito deve estimular a longevidade com qualidade.

O ENEM É UM GRANDE AVANÇO

seg, 08/11/10
por Gastão Vieira |
categoria Educação

Escrito por: Gastão Vieira.

Sou um defensor do ENEM e lutarei pela sua manutenção e preservação como a melhor opção de substituição do “tradicional” vestibular. Tenho razões gerais, nacionais, para defender sua aplicação, sua logística operacional e o sentido democrático de sua ação.
Tenho sempre receio de defender uma idéia, uma ação, olhando apenas para o Maranhão, suas consequências e benefícios locais. No caso do ENEM, não! Tenho exemplos concretos de que o Exame Nacional de Cursos é um insubstituível instrumento de acesso ao ensino superior para os alunos de todas as classes sociais, nível de renda e de distribuição geográfica (local de moradia).
Se alguém tiver interesse em conhecer os dados da Universidade Federal do Maranhão, na relação vagas oferecidas x vagas preenchidas, verificará que o número de jovens maranhenses ingressando no ensino superior público e gratuito (UFMA e IFMA) é impressionante. Vagas não sobram em São Luis, Imperatriz, Chapadinha, São Bernardo e nos quase dezoito municípios atendidos pelos CEFET(s).
Tenho dois exemplos: no Campus da UFMA de Chapadinha, que ajudei a implantar com o então Reitor Fernando Ramos, (e agora se consolida com o Reitor Natalino Salgado), não consegui preencher as vagas oferecidas pelos seus cursos de Agronomia, Zootecnia e Biologia (sic). O número de inscritos era baixo e, consequentemente, os que conseguiam entrar também.
Com o ENEM, o aproveitamento é de 100%. O “novíssimo” Campus de São Bernardo está com quase mil alunos. Os CEFET(s) de Zé Doca e Buriticupu, com mais de mil alunos. Seria isto possível sem o ENEM? E os jovens maranhenses selecionados para instituições em outros Estados, boas intuições, com ótimos cursos? Sem o ENEM, estes jovens teriam estas oportunidades? E, finalmente, cai “por terra” o argumento de que as vagas oferecidas no Maranhão seriam quase todas preenchidas por gente de fora. Pois bem, não aconteceu.
O problema é que o ENEM está sendo “estigmatizado” pelas grandes instituições públicas federais, principalmente as localizadas em São Paulo (leiam entrevista do atual Reitor da USP, numa revista semanal), e outros Estados do leste. A estes não interessa perder o controle sobre os “egressos”, quebrar o sentimento de elite dos seus vestibulandos. Imagine um jovem maranhense saindo direto de São Luis para a USP, UNESP, UFRS, UFMG (a mais preconceituosa) e outras.
O sucesso do ENEM não pode ser considerado como consequência de um processo simples, com poucos alunos, num país de pequenas dimensões geográficas. Não! Pelo contrário, num Brasil imenso, com diferentes regiões, nível de ensino, faixas de renda, nível de escolaridade, fazer o ENEM é igual a uma eleição usando urna eletrônica. Até chegar à excelência tudo é complexo, desafiador. Não quero ser leviano, mas os problemas com o ENEM começam sempre em São Paulo e coincidem com o então desejo do Ministro Fernando Haddad de enfrentar o PT e sair candidato ao Governo de São Paulo.
Um caderno de provas roubado, erro nos cadernos de gabarito, demora na divulgação dos resultados, tudo objeto de uma reação imediata do Ministro que, inclusive, demitiu a Diretoria do INEP. Como dizia o nosso Victorino Freire: “Se encontrares um jabuti numa árvore, alguém colocou, pois jabuti não sobe”. É preciso saber e rápido o que está acontecendo com a ótima idéia do ENEM.

9 de novembro de 2010

AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Certa vez um professor de Educação Física encontrou um menino muito esperto e inteligente e perguntou como ele acreditava que deveria ser uma aula de Educação Física para que ele se sentisse realmente feliz. Este menino pensou um pouco, pois era uma criança brilhante e disse que uma AULA IDEAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA deveria:

01. Ser num local apropriado, limpo, espaçoso, preferencialmente que a natureza estivesse por perto;
02. Ser atrativa, motivante, interessante, sociabilizadora, cativante, saudável, organizada, com um ambiente harmônico;
03. Estar composta com muita dança, recreação, jogos, enfim que enfocasse a ludicidade;
04. Estar repleta de coisas que, muitas vezes, eu não tenho em casa e sinto muita falta: alegria, espírito crítico, oportunidade de falar, afeto, educação, conforto, segurança, paz, diálogo, disciplina, respeito mútuo, paz;
05. Ter competição para que eu possa aprender perder e ganhar, possa descobri meus limites e testar minha força de vontade, que eu possa me descobrir mais;
06. Permitir aprender comigo mesmo, com o professor e meus colegas, que desperte minha curiosidade e criatividade;
07. Ensinar, reforçar e zelar pelos princípios da moral, da ética e dos bons costumes;
08. Não me deixar sentir discriminado e que eu tivesse no professor alguém que possa confiar, que fique contente com meus progressos, alguém amigo;
09. Valorizar o respeito a si e ao semelhante, o companheirismo e a amizade.
10. Não permitir que “pulasse” etapas do meu desenvolvimento (estimulação precoce);
11. Favorecer a descoberta minha mente e meu corpo (minhas capacidades) e dominá-los;
12. Permitir que eu adquira o gosto pela Atividade Física, pelo Exercício Físico e pelos Esportes;13. Ser um lugar onde eu seja elogiado sempre que faça ou tente fazer as coisas certas;
14. Ser cheia de novidades, de desafios, de conhecimentos científicos e teóricos ligadas a prática que estou realizando;
15. Ter ensinamentos úteis para minha vida;
16. Ser agradável, desafiadora, prazerosa, divertida e que permita meu crescimento como Ser Humano;

O pequeno e exigente menino ainda concluiu: “Eu acredito que a aula ideal ainda está por vir, pois é na constante busca de uma aula que seja a melhor que você vai tornar todas elas ideiais!”.
Este mesmo Professor, estava num dia de sorte fora do comum e teve a oportunidade de poder encontrar um sábio ou grande mestre que lhe deu alguns conselhos de como poderia ser bem sucedido e feliz com a profissão que escolheu. Ele listou este itens abaixo:

01.Não improvise, vá sempre preparado em todas suas aulas, lembrando que aquela aula é um parte importante de uma “construção” maior. A aula deve ser uma novidade, uma surpresa para o aluno, não para o professor, planeje suas aulas;
02.Proporcione um ambiente propício para o aprendizado. Estimule a manutenção e prática dos exercícios físicos regulares, na dosagem adequada, para a Saúde do Ser Humano. Informe sobre os benefícios do Exercícios Físicos;
03.Seja audacioso, não tenha medo de inovar;
04.Crie uma atmosfera harmoniosa, tranqüila para trabalhar, assim os alunos sentirão este ambiente acolhedor;
05.Tenha muito cuidado e responsabilidade no que diz e no que faz. Muitos alunos se espelham no professor. A palavra dita tem muito poder e pode transformar a vida de um indivíduo, fazendo-o tornar-se um derrotado ou uma pessoa realizada. Seja sincero e honesto. Seja um modelo de cidadão e de Ser Humano;
06.Procure se exercitar, falar e fazer mostrará que você é coerente, além de lhe fazer bem à saúde. Encontre tempo para investir em você;
07.Seja um pesquisador no seu campo profissional, para melhor entendimento da realidade. Atualize-se constantemente, veja as coisas corriqueiras sob outra ótica, isto evitará a rotina e a acomodação;
08.Tenha a convicção de que sua função profissional é promover o desenvolvimento bio-psico-fisiológico e social do aluno;
09.Buscar contribuir para a formação de cidadãos modelos, educados, críticos, conscientes e com objetivo na vida. Acredite naquilo que faz;10.Sempre termine uma aula dizendo: “fiz o melhor que pude”;
11.Seja organizado e disciplinado no horário;
12.Trabalhe com os olhos no amanhã, para que o que faz no presente, crie um futuro melhor para seus alunos; Esteja sempre aberto a novos aprendizados. Possua uma ampla concepção de mundo para além da especificada da sua profissão;
13.Crie objetivos para os grupos com os quais trabalha, coloque suas forças em prol de atingí-los;
14.Saiba ser crítico, há momentos para calar e momentos essenciais para expressar suas idéias;
15.Faça da sua profissão uma forma de se auto-realizar. Dê o melhor de si, ensine “tudo” que sabe. Amor é a palavra-chave;
16.Respeite seu aluno assim como deveria respeitar a si mesmo;
17.Tenha competência técnica (saber fazer) com compromisso político (a favor de quem está fazendo, qual a intencionalidade da ação);
18.Não seja um professor repassador de conteúdos, seja um educador comprometido com a categoria e consciente da legislação que a rege;
19.Seja coerente com o que prega, consciente de que é um modelo.
20.Veja cada aula como uma oportunidade de mostrar suas qualidades, seus dons, e a força que ganhou de Deus. Não veja como uma obrigação. Se este

trabalho foi algo que você escolheu, tem que proporcionar-lhe prazer.

Finalizando o mestre, muito sábio, disse: comece a trabalhar com a tranqüilidade de alguém que vai contribuir para a Educação e de alguém que aprende a todo momento, porque cada grupo, ou simples indivíduo que você ministrar aulas fará você completar uma lista com recomendações muito maior que estas.

“Quando vejo uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que ela é, e respeito pelo que poderá ser.” Piaget


8 de novembro de 2010

Seduc apresentará propostas prioritárias na Assembleia Legislativa


Seduc apresentará propostas prioritárias na Assembleia Legislativa As propostas prioritárias do Governo do Estado para o setor de educação, como a instalação das escolas em tempo integral, escolas verdes e o programa de capacitação e formação continuada dos professores serão apresentadas pelo secretário de Educação, Anselmo Raposo, nesta terça-feira (9), a partir de 11h, em sessão especial na Assembleia Legislativa.
A proposição foi apresentada pelo deputado Alberto Franco (PMDB) e aprovada no plenário da casa, depois que o legislativo promulgou o projeto do plano e da política estadual de educação ambiental, como resultado de mais de um ano de várias discussões com representantes da sociedade e especialistas no assunto.
O secretário Anselmo Raposo fará uma exposição sobre a criação das escolas de ensino médio de tempo integral, dos centros de formação dos professores e a consolidação de ações pioneiras para a educação brasileira como Escola Verde. “São projetos com os quais a Seduc pretende melhorar os índices educacionais do Maranhão”, salienta o secretário.
“Além da reconhecida importância pedagógica, são projetos laborais que irão preparar os estudantes de ensino médio da rede estadual de ensino para a vida profissional,” ressalta Alberto Franco.
De acordo com Anselmo Raposo, com a implantação das escolas de tempo integral, a meta da Seduc é ofertar formação integral para os estudantes de ensino médio, educação profissional, ensino de língua estrangeira e prática esportiva. Serão transformadas em escolas de tempo integral o Procentro Marcelino Champagnat (antigo Marista) e o prédio do antigo Colun, que devem funcionar a partir do próximo ano.
Também no Procentro Marcelino Champagnat funcionará o Centro de Formação de Professores da rede estadual de ensino, um espaço destinado à qualificação e formação inicial e continuada dos docentes. Os municípios de Pinheiro, Codó, Açailândia e Imperatriz serão contemplados com a implantação dos centros de formação do professor.
O governo do Estado, por meio da Seduc, colocará em funcionamento no município de São José de Ribamar a primeira Escola Verde. Essa iniciativa é pioneira no Brasil pela forma ambientalmente correta com a utilização de luz solar, coleta seletiva de lixo e tratamento da água para consumo humano. Por meio da Escola Verde, a Seduc visa formar cidadãos conscientes das questões ambientais.
Alberto Franco disse que, como presidente da Comissão do Meio Ambiente, as escolas verdes irão contemplar a sociedade maranhense com uma política educacional de proteção ambiental, de forma concreta, sem fins políticos ou politiqueiros, em efetiva defesa do meio ambiente.
“São pontos de elevado significado em busca da excelência na educação, uma das prioridades do governo do Estado”, destaca o autor da proposta, deputado Alberto Franco (PMDB).
Segundo ele, os programas implantados pelo secretário Anselmo Raposo saem na vanguarda da política educacional do Estado e contemplam com estas medidas o plano de educação ambiental, aprovado pelo Legislativo.08/11/2010Secom emite nota sobre o caso dos índios na BR-226 08/11/2010Governo mobiliza municípios contra a Hepatite B 08/11/2010Inscrições para edição dos Jogos Abertos de Verão encerram amanhã 08/11/2010Ditadura militar será tema de mostra no Museu Histórico 08/11/2010Projeto resgata história do Teatro Arthur Azevedo 08/11/2010Confira as vagas de emprego do Sine para esta segunda-feira Secretarias Secretarias Administração e Previdência Articulação Política Agricultura Assuntos Estratégicos Casa Civil Cidades Ciência e Tecnologia Comunicação Cultura Desenvolvimento Social Desenvolvimento Agrário Direitos Humanos Educação Esporte e Juventude Fazenda Gabinete Militar Igualdade Racial Indústria e Comércio Infraestrutura Meio Ambiente Minas e Energia Mulher Planejamento e Orçamento Representação Institucional Saúde Sul do Maranhão Trabalho Turismo
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MAIS UM NOME PARA MINISTRO DA EDUCAÇÃO


Gabriel Chalita disputa Ministério da Educação com Gastão
Publicado em 05/11/2010 por gilbertoleda
Já é dado como certo em Brasília que o Ministério da Educação não deva mais ficar com PT. O atual ministro, Fernando Haddad, vai deixar o cargo em janeiro e, na disputa pela vaga, além de Gastão Vieira (PMDB) – como noticiado aqui quinta-feira (4) – está o educador Gabriel Chalita (PSB).
Gabriel Chalita é educador e escritor
Ex-secretário de Educação de São Paulo, Chalita é vereador, mas foi recém-eleito deputado federal pelo estado de São Paulo. Ele foi o campeão de votos do PSB em todo o país entres os deputados federais, com mais de 560 mil votos.
Depois da divulgação de que Gastão será o indicado da governadora Roseana Sarney (PMDB) para a pasta, fontes do blog entraram em contato para informar que, ainda ontem, em reunião da executiva nacional do PSB na capital federal, Chalita foi apontado dentro da legenda como possível nome para a Educação.
Começa a esquentar a briga.

5 de novembro de 2010

Enem -2010

O Centro de Ensino Josué Montello alerta os candidatos sobre horário de provas do Enem


As provas no estado irão começar às 12h (horário local) e terminarão às 17h (também na hora local). Os alunos deverão chegar aos locais de prova do Enem com uma hora de antecedência. No Maranhão, 167.447 mil candidatos estão inscritos.

REUNIÃO ADMINISTRATIVA











ANIVERSARIANTE DO MÊS


PARABÉNS



Professora CARMELITA DA SILVA dia 09 de novembro e o Professor JOSZEVAL SAMPAIO - dia 30 de novembro.


Obrigada por fazer parte da família Josué Montello

4 de novembro de 2010

Roseana indicará Gastão Vieira para o Ministrério da Educação

Parabenizamos o Deputado pela reeleição e pela indicação do povo maranhense ao posto de Ministro da Educação


Gastão é um dos mais destacados membros da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

O deputado Gastão Vieira é um exemplo de comprometimento com as questões educacionais. Competente e honesto, não poderia haver melhor indicação para a pasta, tendo em vista já ter demonstrado sua competencia no Maranhão e à frente da Comissão de Educação na Câmara Federal. O Brasil só tem a ganhar, pois acreditamos no seu potencial.

3 de novembro de 2010

"NIVER DA NOSSA AMIGA DEUZA"


DEUZA, TELMA E RONILDO

DEUZA, REMY E ESPOSA

DEUZA E O AMIGO CRISPIM


"UMA TURMA DA PESADA"

"FESTA PARA TODOS OS GOSTOS"

"ESSA TURMA TANTO BEBE(refri) COMO COME" KIKI

"CLAUDEMIR E EDIMÊ"

"PARABÉNS PRA VC..."

DEUZA, ?, JANETE


DEUZA, EDMILSON E MARICEIA, DIANA

DEUZA, FLÔR, EDIMÊ


(em pé) DEUZA E ERIDAN (sentados) CLAUDEMIR, RITA E AURÉLIA

















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