28 de março de 2011

Casa de Cultura Josué Montello

Casa de Cultura Josué Montello promove exposição itinerante Divulgação A Casa de Cultura Josué Montello (CCJM) abre Exposição Itinerante 2011, na cidade de Coelho Neto, de segunda-feira (28) a quinta-feira (31). O objetivo é difundir a vida e obra do escritor maranhense Josué Montello, reconhecido mundialmente como um dos grandes nomes da literatura brasileira.
Essa é a 4ª etapa da exposição promovida pela CCJM, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secma). Em Coelho Neto, a mostra será realizada em parceria com o Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto (CESCN), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e prefeitura.
A exposição, que será montada no CESCN, vai apresentar momentos da vida literária e profissional do escritor, por meio de 48 painéis com fotografias, recortes de jornal, correspondências e artigos. Serão apresentados 150 livros, entre obras do autor e de outros escritores maranhenses e um vídeo documentário.
A programação inclui palestras envolvendo a trajetória literária do escritor e sobre seus romances. A novidade da exposição são os painéis fotográficos e trabalhos produzidos (artigos, monografias, dissertações e teses) sobre o romance "Os tambores de São Luís", que completou 35 anos em dezembro de 2010.
Durante a exposição, alunos e professores receberão um livreto com a cronologia da vida do escritor. A biblioteca do CESCN receberá uma doação de 20 obras do escritor e 20 publicações do Plano Editorial da Secma.
"A exposição desperta o interesse de estudantes do ensino médio e universitários em ler as obras do escritor Josué Montello e outras publicações, valorizando a literatura maranhense", destaca CCJM, a diretora Joseane Souza.
Itinerância
O Projeto, iniciado em agosto de 2008, já percorreu vários municípios. Em São Luís esteve em 9 órgãos públicos, escolas e universidades, envolvendo cerca de 7 mil participantes, entre estudantes do ensino fundamental e médio, universitários, professores e a comunidade em geral.
No interior, percorreu os municípios de João Lisboa, Imperatriz (duas vezes), Caxias, Santa Luzia do Tide, Santa Inês, Buriti de Inácia Vaz, Zé Doca, Pedro do Rosário, Alcântara, São José de Ribamar e Viana, totalizando um público de 16.500 visitantes.
O que é a exposição
Realizado pela Secma, o projeto da exposição conta com a parceria das Academias de Letras, prefeituras municipais, instituições de ensino e espaços de cultura.
Monitorada por uma equipe de técnicos da CCJM, a exposição já percorreu escolas, organizações não-governamentais e espaços culturais de São Luís e de outros municípios maranhenses.
A realização da exposição divulga a vida e obra do autor e desperta o interesse pela leitura por meio de palestra direcionada aos temas e cenários abordados nos seus romances do escritor. A iniciativa viabiliza a democratização do acesso ao livro, de várias maneira, incluindo a mostra bibliográfica de 100 obras de Josué Montello, de vários autores maranhenses e da literatura infantil.
Os interessados em receber a exposição devem entrar em contato com a Casa de Cultura Josué Montello pelo telefone (98) 3218-9945 / 88352182 ou pelo e-mail ccjosuemontello@yahoo.com.br.

Reunião com estudantes esclarece greve dos professores

Reunião com estudantes esclarece greve dos professores
Reunião com estudantes esclarece greve dos professores  Orcenil Jr. A Secretária de Educação, Olga Simão, reuniu-se, na manhã desta segunda-feira, 28, com dirigentes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) e dos grêmios estudantis do Liceu Maranhense, CE Antônio Ribeiro da Silva, CE Dayse Galvão de Sousa, CE Almirante Tamandaré e CE Margarida Pires Leal, além de vários estudantes. No encontro, foram esclarecidos alguns pontos da greve dos professores da rede estadual de ensino.

Durante a reunião, a secretária apresentou aos estudantes documentos comprovando que o processo de negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) foi interrompido por opção do próprio sindicato. Segundo Olga Simão, desde o princípio das discussões, o Governo do Maranhão sempre esteve disposto a conversar com a categoria, o que vinha acontecendo com naturalidade.
“Quando assumimos a Seduc, a governadora Roseana Sarney, pediu para retomarmos as conversas com o Sinproesemma sobre o Estatuto do Educador. O diálogo foi iniciado e sempre estivemos dispostos a negociar com a categoria. Sendo que, em muitos casos, tivemos que ceder em alguns pontos para que o processo de negociação avançasse, pois o nosso maior desejo é que nossos alunos não sejam prejudicados”, afirmou.
Os estudantes ouviram atentamente as explicações da secretária Olga Simão. Ao final, afirmaram que desejam que as aulas sejam retomadas o mais rápido possível e que, a partir desse instante, quando os professores estiverem dentro das salas de aula as negociações tenham continuidade.
Elo nas negociações
Os estudantes se comprometeram a ser o elo nas negociações com os professores, já que segundo eles, a classe estudantil é quem está sendo mais prejudicada. “Estivemos aqui para ouvirmos o que o Governo do Estado, por meio da Seduc, tinha para oferecer de concreto aos professores. A secretária expôs a real situação e quanto foi apresentado à categoria. Sabedores dos pontos principais desse impasse, vamos sensibilizar os professores a voltarem para as salas de aula, além de tornar público nas escolas e para a sociedade o que foi discutido entre o Governo do Estado e o Sinproesemma até o início da greve”, afirmou Antônio Josival Lopes Martins Sousa, presidente do Grêmio Estudantil Jovens Unidos Pela Educação (JUPE), do CE Antônio Ribeiro da Silva.
A Seduc e os representantes dos estudantes consideraram a reunião bastante produtiva. Os esclarecimentos foram feitos e a classe estudantil comprometeu-se em lutar pelo direito de assistir às aulas e a ter o calendário escolar cumprido dentro do prazo que foi estabelecido inicialmente pela secretaria.
Dirigentes da UMES disseram que irão buscar de todas as maneiras informar aos demais estudantes, aos professores e à sociedade em geral o que foi discutido até o presente momento, para que se possa entender toda a situação.
“Vamos informar os estudantes, professores e a sociedade sobre a greve na rede estadual de ensino. Confirmamos que o governo sempre esteve disposto a negociar e esperamos que se chegue logo a um acordo”, declarou Ribamar Carneiro, presidente da entidade.





13 de março de 2011

ESCOLA JOSUÉ MONTELLO 28 ANOS FORMANDO PESSOAS COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE.

AFAMÍLIA JOSUÉ MONTELLO ESTÁ DE FESTA.


           CENTRO DE ENSINO JOSUÉ MONTELLO 28 ANOS FORMANDO PESSOAS COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE.




         Fundado em 13 de março de 1983, o Centro de Ensino “Josué Montello” completo em 13 de março de 2011. 28 anos. Apesar de jovem é uma das escolas da rede estadual considerada pioneira no município de Santa Inês. Funcionando nos três turnos: Matutino, Vespertino, Noturno atendemos cerca de 783 alunos nos níveis de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e médio (1ª a 3ª serie).
        Portanto, congratulamos essa data desejando que o Centro de Ensino “Josué Montello” continue com os princípios da participação e da autonomia como aspectos que tornam a escola eficaz e que os esforços contínuo dos professores, alunos, pais, gestores, operacionais, administrativos sejam incansáveis na realização das nossas metas e ações, pois com os esforços de todos alcançaremos a melhoria do desempenho da escola e o sucesso na aprendizagem dos alunos.


PARABÉNS!



Equipe Josué Montello.



Conhecendo expectativas e propondo caminhos assim fazemos o Centro de Ensino Josué Montello    
          
FAMILIA JOSUÉ MONTELLO


PROFESSORES
 

EQUIPE ESCOLAR

AMIGO DA ESCOLA

PAIS

GESTOR

ALUNOS

PROFESSORES

APOIO PEDAGOGICO



GESTORES E PROFESSOR
 
Comunidade na Escola

7 de março de 2011

08 DE MARÇO É DA MULHER

          As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais
         O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.
             Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
A mulher...
Cria... Vai a luta...
É guerreira e busca...
Ela espera... Tem paciência...
É ternura e brandura...
É feiticeira na hora de seduzir...
É misteriosa com sua força e magia..
Toda mulher é aquela que com toda...
Brandura e candura...
Sabe suportar toda dor...
De amor e desamor...
Sabe enfeitiçar e encantar...
Com sua alma de muitos mistérios...
Toda mulher é você...
Sou eu... Somos nós...




1 de março de 2011

ANIVERSARIANTES DO MÊS

AMÉLIA
Um grande dia só se faz com pessoas grandes, e este dia .ganha mais sentido porque é o seu dia. FELIZ ANIVERÁRIO!!!!!
01/03/2011
GESSIMAR
Obrigada por fazer parte da familia Josué Montello, pois aprendemos muito com você.É bom saber que temos amigas como você.
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
03/03/2011









 YVONEIDE
Apesar do pouco tempo, parece que já nos  conhecemos há anos. Você é peça importante nessa construção do saber; queremos aprender mais com você.
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
04/03/2011



 
 
JÔSY
Seja bem vinda ao seio desta nova familia. A nossa convivência certamente trará grandes aprendizados. A  nossa predisposição mútua em aprender deve estar sempre desperta.
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
05/03/2011
DAMIÃO
No seu aniversário, a familia Josué Montello parabeniza você! FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
11/03/2011

MIRIAN
Você é exemplo para todo aquele que pretende trilhar os passos do conhecimento.
No seu aniversário, só queremos lembrar-lhe de que nada acontece por acaso, e perdir a Deus que nunca o acaso tente interferir na sua trajetória. FELIZ ANIVERSÁRIO!
20/03/2011
LUCINETE
Você é como a brisa, chega de mansinho, vai ocupando espaço... quando nos apercebemos, já estamos acercados de sua calma, simplicidade e prudência. Nestes dias, carecemos de mais pessoas como você.
PARABÉNS
28/03/2011