27 de abril de 2011

Olimpíada Brasileira de Matemática

           Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática

          Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática Com a finalidade de estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos, encontra-se aberta inscrição para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2011).

         A Olimpíada de Matemática é uma parceria do Ministério da Educação (MEC), secretarias estaduais de Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com realização do Instituto Nacional de Matemática e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
           A inscrição é gratuita e pode ser feita pelas escolas públicas de todo o país, no endereço eletrônico www.obmep.org.br. As escolas que não têm acesso à Internet devem procurar ajuda na secretaria de educação de seu município ou estado, ou do Coordenador Regional da OBMEP.
            A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é dirigida aos alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio e consta de duas fases - na primeira participam todos os alunos inscritos e, na segunda, 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase, conforme o regulamento.
           Os resultados serão divulgados em dezembro e os vencedores serão convidados a participar da 15ª Semana Olímpica, evento que acontece em janeiro de 2012. Além das medalhas e prêmios, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática. As escolas públicas interessadas podem inscrever todos os seus alunos até o dia 03 de junho próximo.
Data: 25/04/2011
Fonte: Ascom/Seduc

..

9 de abril de 2011

INTERCLASSE-2011

Interclasse do Centro de Ensino Josué Montello leva 16 times para quadra da ASFER




         Com o objetivo de proporcionar um momento de lazer e entretenimento a nossos estudantes e de promover a interação entre os alunos foi realizado no dia 07 de abril o II Torneio Interclasse de Futsal do Centro de Ensino Josué Montello. Participaram do torneio equipes masculinas e femininas do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
         No Ensino Fundamental quem sagrou-se campeã do torneio foi a equipe da 8ª série A. Já no Ensino Médio a equipe feminina da turma do 1° ano B e a masculina do 1° ano D sagraram-se campeãs do torneio.
Tivemos também a escolha dos melhores jogadores do Interclasse. O melhor jogador do Ensino Fundamental foi o aluno Marlon do time da 8ª série A. No futsal feminino do Ensino Médio a melhor jogadora foi Alessandra Silva Gomes, aluna do 1° ano B. No futsal masculino o melhor jogador escolhido foi o aluno do 1° ano D Tenilson Jansen Nunes.
      Durante o torneio Interclasse formou-se a seleção do Centro de Ensino Josué Montello que disputará os Jogos Escolares de Santa Inês – JESI – 2011. A lista com o nome dos alunos que participarão desta competição será postada em breve...

2 de abril de 2011

Seduc entrega 15 mil óculos para estudantes do Olhar Brasil

Seduc entrega 15 mil óculos para estudantes do Olhar Brasil 

Cerca de 15 mil óculos serão entregues, a partir da próxima semana, aos alunos das escolas da rede estadual de ensino, contemplados pelo programa “Olhar Brasil”. A entrega será feita pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), aos estudantes com idade superior a 15 anos matriculados no programa Brasil Alfabetizado, nos primeiros 15 dos 125 municípios das Unidades Regionais de Educação (URE) que aderiram ao programa.
Para a secretária de Educação, Olga Simão, a implementação do programa “Olhar Brasil” vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos com problemas visuais. Ao mesmo tempo irá possibilitar uma expressiva redução da parcela de evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho, mesmo quando não se trata ainda de cegueira.
Com esta medida, o programa desenvolvido pela Seduc, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a secretaria de Estado de Saúde (SES), visa minimizar os índices de analfabetismo no estado, focado na elevação da melhoria da qualidade de educação ofertada pelo Governo para jovens e adultos.
Na Seduc, o programa foi implantado e é coordenado pela secretária- adjunta de Programas Especiais, Sâmia Moreira, que disse se sentir gratificada com a felicidade dos alunos que receberam consultas oftalmológicas e irão receber óculos corretivos. Miopia e astigmatismo foram os principais problemas detectados entre os alunos nesta primeira fase.
Olhar Brasil
Implementado a partir de 2010, o “Olhar Brasil” vai distribuir, nesta primeira etapa, 15 mil pares de óculos para jovens e adultos matriculados no “Brasil Alfabetizado”. A meta, de acordo com Sâmia Moreira, é atender 125 mil estudantes de 150 municípios maranhenses.
No Maranhão, o “Olhar Brasil” direciona suas ações para a educação de jovens e adultos, baseada na identificação dos problemas visuais e prestação de assistência oftalmológica aos estudantes. Podem ter acesso ao programa, prefeituras, associações e entidades não-governamentais, elas também devem aderir ao programa Brasil Alfabetizado.
O “Olhar Brasil” é desenvolvido com apoio logístico da Seduc, de equipes médicas da SES e financiamento do MEC. O programa visa identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª séries), no programa Brasil Alfabetizado do MEC e na população acima de 60 anos de idade.

ANIVERSARIANTES DO MÊS



 

                 Silvânia todos nós temos um dia que nos é dedicado.Cada um de nós, com tantas diferenças e tão parecidos, possuimos ao nascer uma data que nos assegura levar adiante um dia de festa todos os anos. E este dia é a comemoração do 
seu aniversário.
Parabéns!
Feliz aniversário!
14 / 04 / 2011


                Fatima, Feliz aniversário!
A vida é bela e pode torna-las linda, mais bela ainda, com seu modo de ser.
Que Deus te acompanhe sempre e ilumine teus caminhos, para que prossigas nas trilhas do bem,que possas ser feliz, fazendo seres felizes.
Que continue espalhando paz, alegria amor e simpatia
Obrigada por fazer parte da família Josué Montello
                      19 / 04 / 2011





Dona Francisca, cada dia é mais um passo na longa caminhada da vida. E certamente você como ninguém sabe  a pessoa especial que você é.
Desejo-lhe tudo de bom.
Feliz aniversário!
04 / 04 / 2011

Silvia é bom saber da sua existência, poder trabalhar do seu lado  e conhecer você melhor. Que Deus coloque em sua vida  grandes bençãos, saúde e alegria. E mais você conseguirá.
Parabéns!
Feliz Aniversário!
18 / 04 / 2011

1 de abril de 2011

ESTUDANTES SAEM ÀS RUAS PELA VOLTA DOS PROFESSORES À SALA DE AULAA

                                  Estudantes saem às ruas pela volta dos professores à sala de aula Após um mês da greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Estado do Maranhão (Sinproesemma), centenas de estudantes da rede estadual foram à sede da entidade pedir que os professores voltem para as salas de aulas. Eles caminharam do Centro de Ensino Liceu Maranhense até a sede do Sindicato e, ao chegarem ao local, foram tratados de maneira hostil pelos docentes.
                     Primeiramente, os alunos participaram de uma assembléia geral com a presença de representantes de grêmios e entidades estudantis no Liceu Maranhense. O presidente do Grêmio da escola, João Ricardo, explicou aos demais estudantes toda a situação que gerou a greve inesperada do Sinproesemma. Ele afirmou que uma comissão de estudantes se reuniu na última segunda, 28, com a secretária estadual da Educação, Olga Simão, e ela entregou um documento que comprovava que o governo estava em plena negociação com o sindicato quando a greve foi deflagrada.
                       “Não há como dizer que esta greve foi por falta de negociação. Está provado que o governo queria entrar em acordo quando o Sindicato anunciou a paralisação”, afirmou João Ricardo. Ele disse ainda que os estudantes apoiam que os professores reivindiquem seus direitos, mas não concordam que para pedir melhorias ao governo, eles tenham que prejudicar os alunos.
                            Logo após a Assembléia, todos seguiram em direção à sede do Sinproessema, na Praia Grande. Durante a caminhada pelas ruas do Centro de São Luís, os estudantes exibiram faixas de protestos e afirmaram que lugar de professor e de alunos é na sala de aula e não nas ruas.
                         “Estamos aqui para defender os estudantes da rede estadual. Só queremos estudar, nada mais”, afirmou o presidente do Grêmio do Centro de Ensino Antônio Ribeiro, Antônio Sousa.
                         A chegada dos estudantes à sede do Sinproesemma causou desconforto aos professores que estavam na sede de Sindicato. Os docentes reagiram de maneira hostil à presença dos alunos; alguns chegaram a proferir palavras de baixo calão à classe estudantil.
                          A mãe de um aluno da rede estadual, Eliane Lima, ficou inconformada com a forma com que o professores trataram os alunos. “Eles estão aqui porque estão sendo prejudicados. Não é justo que os professores façam pouco caso deles. Esse foi um ato de total menosprezo”, relatou ela.
                      Após quase uma hora de protesto dos estudantes na porta do Sinproesemma, o presidente do Sindicato, Júlio Pinheiro, apareceu para conversar com os discentes. Ele disse que há anos os professores estão entrando em greve por entender que esta é a única forma de serem escutados pelo governo.
                     Júlio Pinheiro afirmou ainda que o governo não queria negociar com o Sindicato, mas os estudantes apresentaram o documento, assinado por ele, que comprovava que eles estavam em plena negociação quando a greve foi anunciada. Logo em seguida, o presidente do Sindicato dos professores se retirou do local e foi vaiado pelos estudantes.
                      “Nos decepcionamos com as atitudes dos professores. Eles nunca foram às escolas explicar aos alunos o motivo da greve e quando viemos pedir explicações eles nos trataram dessa forma. Esse foi o maior ato de desrespeito que os professores poderiam fazer conosco”, relata a estudante do Liceu Maranhense, Ana Carolina.
                       Por se acharem prejudicados, os estudantes garantiram que voltarão às ruas para manifestar contra a paralisação dos professores na próxima semana.


II TORNEIO INTERCLASSE DO CENTRO DE ENSINO "JOSUÉ MONTELLO"

CENTRO DE ENSINO "JOSUÉ MONTELLO"


CONVITE


O Centro de Ensino Josué Montello convida a você a participar do II TORNEIO INTERCLASSE de FUTSAL da escola. (masculino e feminino)
Data: 08/04/2011
Hora: 7:00h
Local: ASFER

Maiores informações com o Prof° Remy ou Prof° Thiago.
Fones: 3653-1586 ou 8816-5520
Forme o seu time e não deixe de participar.




A Direção.