9 de setembro de 2011

DIA 7 DE SETEMBRO

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO
           Foi considerada exitosa a participação do Centro de Ensino Josué Montello no desfile que ocorreu na Avenida no centro da cidade de Santa Inês – MA. Com o tema A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL E A OBRA MORTE E VIDA SEVERINA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO a escola destacou os principais personagens da literatura brasileira. O objetivo central foi chamar atenção dos presentes para a importância da literatura na formação de leitores críticos e autônomos.


As dez escolas da Rede Estadual de Santa Inês estão representadas na avenida, trabalhando este momento tão importante da história, da construção de nossa independência atraves de movimentos que ampliaram nosso olhar sobre a democratização de nossas ações.

 Este tema importante foi relacionado com a obra  Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto. Um autor da segunda geração modernista, analisando a dura realidade social nordestina.



 Sevenino é um retirante: ele é como muitos outros e que está partindo para o litoral, fugindo da seca, da morte. A vida na Capital parece mais atraente, mais vida, menos Severina Em suas andanças, entretanto, Severino se depara a todo momento não com a vida, mas sim com o que já conhece como coisa vulgar: a morte e o desespero que a cerca.


 Em seu primeiro encontro com ele, o retirante topa com dois homens carregando um defunto atébsua ultima morada. Durante uma conversa, descobre que o pobre coitado havia sido assassinado e que o motivo fora ter querido expandir um pouco suas terras, que praticamente não eram produtiveis.

6 de setembro de 2011

DIA DA RAÇA

 COMEMORAÇÃO DO DIA DA RAÇA









2 de setembro de 2011

POESIA DO PROFESSOR PAULO RODRIGUES (PAULO POETA)

SENTIR

Se não sentires a Poesia
Não entenderás o Poeta
E assim o Poeta por si mesmo
Se tornará desconhecido
Então, faz-se necessário
Que sintamos a Poesia
Para q exista o Poeta.
Paulo Rodrigues

APRESENTAÇÕES DO AMERICAN DAY

Decoração do pátio
Com objetivo de conhecer mais sobre a cultura, o povo, as tradições americanas deu-se inicio ao projeto American Day no dia 01/09 no Centro de Ensino Josué Montello. O Seminário contou com varias apresentações mostrando a diversidade de cultura do povo americano como músicas, vestimentas, imitações entre outras.