29 de novembro de 2011

Oficina de Artes-Fotografia na Escola

        

          Quarta feira, dia 23 de novembro de 2011, foi realizado o Projeto Interdisciplinar de Artes com o tema “Fotografia na Escola”.
        As aulas foram ministradas pelos alunos do 9°período de Letras da UEMA. Através desses, foram abordados vários assuntos, tais como “A História da Fotografia” (dia 23), “Os Avanços Tecnológicos” (dia 24) e “Como Tirar uma Fotografia Com Qualidade” (dia 25).
        O Projeto contou com o apoio da ESCOLA do CESSIN e do FOTO MAIA DIGITAL.


SÓ JESUS CRISTO SALVA!!!

A FOTOGRAFIA COMO ARTE PRECURSORA

                Com a finalidade de compreender a arte fotográfica e sua relevância no registro de fotos e acontecimento realizou-se no Centro de Ensino Josué Montello o projeto de fotografia na escola: Arte interdisciplinar no dia 17 de dezembro tendo como culminância a simulação do Oscar com as produções dos próprios alunos




               
             A Escola Josué Montelo, em parceria com o Centro de Estudos Superiores de Santa Inês e uma empresa do ramo fotográfico Foto Maia Digital - desenvolveu um projeto interdisciplinar de artes com alunos do Ensino Médio. Desde o dia 23 deste mês, cerca de 80 alunos da escola, de 1ª a 3ª ano do Ensino Médio, participam de várias atividades relacionadas ao projeto, como oficinas. Na ocasião os estudantes aprenderam desde técnicas de como tirar fotos a aspectos históricos da fotografia, além das inovações tecnológicas e o desafio dos profissionais da área nos dias de hoje.
 Para colocar em praticar o que foi aprendido nas oficinas, os estudantes foram divididos em cinco grupos. Cada equipe teve que capturar imagens em uma câmera digital compacta (não-profissional) com qualidade de, no máximo, 14 megapixels. As fotografias deveriam ser classificadas em 8 categorias de imagem: Book, Família, Documental / Monumental (histórica), Paisagem Natural (Relevo e Vegetação), Cobertura de evento, Profissional em ação, Animal e Flagrante.
 Todas as fotografias serão expostas nesta segunda-feira, 28, às 18h. Depois da Exposição, será escolhida a melhor imagem em cada categoria e a equipe que capturou a imagem é chamada para comentar a concepção dela. A equipe que ganhar mais categorias será agraciada com premiação surpresa.
 O projeto será estendido para o Cinema. “Começou  a trabalhado a arte precursora, a fotografia. Sendo que isso é apenas o inicio de um projeto de Cinema. Dia 17 de dezembro vamos fazer uma simulação do Oscar com produções dos próprios alunos”

25 de novembro de 2011

CONSCIÊNCIA NEGRA: UM OLHAR DIFERENTE

Com a finalidade de abordar a questão da diversidade racial, valorizando e respeitando as diferencas, apontando as contribuições dos negros no patrimônio culturais, politico e social no desenvolvimento da sociedade brasileira, Professores e alunos do Centro de Ensino Josué Montello promoveu nesta sexta-feira 25/11/11 um seminário com a temática "Consciência negra - um olhar diferente". Na ocasião foram abordados os seguintes temas:
* Consciência Negra (lei 10.634/2003)
* Influencias Africanas
*Culinaria Africana
*O negro na sociedade atual


 










CONSCIÊNCIA NEGRA: UM OLHAR DIFERENTE

  •  
  • ESTADO DO MARANHÃO
  • SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
  • CENTRO DE ENSINO JOSUÉ MONTELLO
  •                                           RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 83   BAIRRO PALMEIRA – SANTA INÊS - MA




PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA – UM OLHAR DIFERENTE


                                                             Santa Inês – MA 

Novembro/2011
PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA – UM OLHAR DIFERENTE


Gestor Geral: Deuzelita de Oliveira Nunes
                                         Gestor Auxiliar: Antonia Fátima Silva Rodrigues
                                      Coordenadora Pedagógica: Miriam Santos Chagas
                                         Executor do Projeto: Edimilson da Paixão Silva



Professores Envolvidos:
Cristiano
Jôsy
Lucinete
Maria Francisca
Nilde
Silvania
Gersimar
Almira

Santa Inês – MA Novembro/2011
                                                                           
                                                                                                                                              


“Não importa se você é negro, branco, se tem olhos azuis, ou verdes, ou escuros... O importante é você ter Deus... e Ele não cria nada em vão...”
                                                                                                                              Bob Marley



SUMÁRIO
1.    JUSTIFICATIVA........................................................................................................ 5
2.    OBJETIVOS............................................................................................................... 5
2.1 Objetivo Geral............................................................................................................ 5
2.2 Objetivos Específicos............................................................................................. 6
3.   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................. 6
4.   METODOLOGIA......................................................................................................... 7
5.   AVALIAÇÃO............................................................................................................... 8
6.   CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................... 9
REFERÊNCIAS................................................................................................................ 10




APRESENTAÇÃO


                       Este projeto trata da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaço para manifestações artísticas que propiciem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes à nossa sociedade.
               Aqui os valores sociais e morais são reforçados e também é nele que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto, esse projeto surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira história africana e seu povo, tem como objetivo abrir discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país afim de que essa diversidade seja respeitada.
                  Assim, dentro da proposta de trabalho na escola a valorização da cultura afro-brasileira, os alunos do Ensino Fundamental  e Medio do C.E. Josué Montello, envolveram-se na realização desse projeto que busca promover e resgatar a prática de valores no cotidiano escolar valorizando a cultura afro-brasileira.

1.            JUSTIFICATIVA
               Historicamente, o Brasil teve uma postura ativa e permissiva diante do racismo e do preconceito, a Lei em si, não basta, é preciso propor novos questionamentos, fornecendo informações necessárias, buscando reconhecer a importância da cultura afro-brasileira enquanto cultura do povo brasileiro, sendo este em sua maioria afrodescendente. Diante disso, qual seria o papel concreto da escola para viabilizar a conscientização da sociedade?
                  Abordar a questão da diversidade racial, valorizando e respeitando as diferenças, apontando as contribuições dos negros no patrimônio cultural, político e social no desenvolvimento da sociedade brasileira. Promover a releitura da história do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral. Rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
                A partir do reconhecimento de que a sociedade e a cultura ainda evidenciam profundos traços de discriminação e racismo considera-se pertinente o estudo da história e cultura afro-brasileira em forma de projeto, visando superar tal situação e com isso promover sua valorização, evidenciando as origens, cultura e culinária afro-brasileira.

2.            OBJETIVOS

2.1         Objetivo Geral
Ø  Resgatar a prática dos valores no cotidiano escolar, valorizando a cultura afro-brasileira.

Ø  Possibilitar a obrigatoriedade, a inclusão de atividades artísticas e a história, destacando   os valores, a ética e a cidadania no cotidiano escolar.

Ø  Transformar o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiro na condição de decisório para a construção da sociedade.

Ø  Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

2.2         Objetivos Específicos

Ø  Identificar os principais costumes da cultura afrodescendente, destacando a culinária africana como fator relevante para o resgate de tradições.

Ø  Despertar para a africanidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania.

Ø  Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas, etc.

3.            FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

               No dia 20 de novembro comemora-se o dia da consciência negra. A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
                       A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
                     Vale dizer também que sempre ocorre uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a historia do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes.
                      Imperadores, navegadores, bandeirantes, lideres militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa historia e esperamos que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa historia. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas públicas já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
               Aqui iremos abordar como foco principal a culinária afro-brasileira trazida pelos negros, eles reestruturaram pratos, e fizeram iguarias com ingredientes que trouxeram da África, como: coco, inhame, café, quiabo, gengibre, melancia, acarajé, banana, azeite-de-dendê, vatapá, também incorporaram elementos que não eram “seus” como: amendoim, pimenta, mandioca, milho, dessa “mistura” surgiram delicias como: cuscuz, (no começo feito com arroz, mas passou a ser feito com milho), feijoada, moqueca de crustáceos, caruru entre tantos outros.

4.            METODOLOGIA
                        O projeto será desenvolvimento na sala de aula por meio de:
Apresentação de atividades pelos alunos evolvendo temas como:
·         Consciência Negra (lei 10.634/2003);
·         Influências africanas;
·         Cultura negra;
·         Negritude;
·         Contribuição da África para o Brasil;
·         Os personagens negros;
·          Regiões afro-brasileiras;
·          Zumbi;
·         Principais quilombos no Brasil;
·          Culinária africana;
·         O racismo;
·         O negro na sociedade atual;
·         Preconceito racial
·          Música, danças;
·         Vocabulários africanos.

5.            AVALIAÇAO

A avaliação acontecerá de forma diagnóstica e continua, levando em consideração os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento das atividades propostas, dando oportunidades ao professor, de rever a própria pratica docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolver suas potencialidades e mudanças de postura, mostrando lhes que uma sociedade democrática e justa, inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.

6.            CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esse projeto veio para tentar tirar do anonimato a verdadeira historia do povo africano e abrir discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, afim de que seja respeitada e valorizada.
                    Visa à apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislações, tolerância, direitos e deveres. Não é um projeto acabado, portanto, deve ser desenvolvido diariamente no cotidiano escolar, criando apropriações de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas.

REFERÊNCIAS
- OLHAR A ÁFRICA E VER O BRASIL, Editora: companhia editora nacional- www.ibep-nacional.com.br

- BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico- Raciais e para o Ensino de Historia e cultura Afro - Brasileiro e Africano.

23 de novembro de 2011

ENCONTRO DE GESTORES DA URE-Santa Inês

Hoje no Centro de Ensino Josué Diniz foi o encontro de gestores escolares de Santa Inês e Pindaré com a Gestora de Educação de Santa Inês Professora Pedrina da Cruz Rocha  a expectativa foi grande a chegada da nova Gestora que escutou os problemas exposto pelas escolas.


Boas-vindas!

                             E nós  desejamos a Gestora Pedrina da Cruz Rocha  sucesso frente a Unidade Regional da Educação de Santa Inês - URE. Que desempenhe um trabalho com êxito em prol da melhoria educacional da nossa região.
Das Gestoras Deuzelita,  Janete e demais funcionarios do Centro de Ensino Josué Montello.









PROGRAMA DE GESTÃO EDUCACIONAL




                Nos dias 21 e 22 de novembro no município de Santa Inês sob parceria da Vale e empresa Projecta , iniciou o Programa de Gestão Educacional (PGE), cujo objetivo é realizar uma transferência de metodologia que alinha todos os esforços de todos os envolvidos no sistema público de ensino por meio de diretrizes estratégicas , visando uma educação de qualidade para todos os alunos.
               O encontro foi realizado no hotel Pers pela consultora Raquel Rocha Dada e com o apoio da Coordenadora de Projetos Fernanda Alves e da Analista do centro – Recursos humanos/Vale Ana Marques.
               Participaram do Programa as Escolas de Santa Inês:  Josué Montello, Estado de Pernambuco, 7 de setembro, Neuza Bastos.