28 de novembro de 2012

VISITA AO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA INÊS - CESSIN


Segunda feira dia 25/11/2012 pela manhã, alunos do 2º ano e os professores Rosilene, Paulo e Carlos Klinger do Centro de Ensino Josué Montello realizaram uma visita ao Centro de Ensino Superior de Santa Inês – CESSIN com o objetivo de mostrar aos alunos os diversos cursos oferecidos pela UEMA de forma que os mesmos possam ter um estímulo de dar continuidade aos próprios estudos.
A equipe foi recebida no CESSIN pelo professor Paulino, coordenador de curso, onde o mesmo deferiu uma palestra no auditório sobre os cursos oferecidos, distribui cartilhas e finalizou com um vídeo reflexivo sobre “O poder da Visão”.
Essa ação, “Escola de Destino”, faz parte das estratégias criadas pela equipe do Programa de Gestão Educacional – PGE.






















ANIVERSARIANTE DO MÊS DE NOVEMBRO

Professor Joszeval Sampaio
30/11



VISITA AO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA

Nesta última sexta-feira (27/11/2012) às 15;30h alunos, direção geral e da equipe de liderança do PGE do Centro de Ensino Josué Montello fizeram uma visita ao campus do Instituto Federal do Maranhão - IFMA de Santa Inês.
O objetivo da visita foi conhecer os cursos que o campus tem a oferecer. ao chegarem no campus foram recebidos pelo professor de economia Jadson que explicou sobre os cursos tecnicos que são: logistica, cooperativismo, edificações, segurança no trabalho, eletromecânica, e os programas de educação PROEJA (programa de educação para jovens e adultos), cursos de ensino superior: licenciatura, bacharelado em administração, tecnologos em construção de edifícios com duração de 3 a 3 anos e meio. Finalizando a visita o professor Jadson mostrou os laboratórios e salas de aula do campus.
Gestores e alunos agradecem a oportunidade que lhes foi dada.





















PROJETO : TRÂNSITO CONSCIENTE

Atualmente, nas cidades modernas o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso à inúmeros locais onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos males, como por exemplo:poluição ambiental, acidentes no transito devido ao desrespeito as leis de transito como alta velocidade, alcoolismo, imprudência e até mesmo estresse ao volante causando inúmeras vitimas fatais. Devido a essa relevância esse tema está inserido como ação do PDEEscola. 
Sabendo do importante papel transformador que a Escola e a Educação possuem, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem-se abordado como um tema transversal nas Escolas de todo o país para colaborar na formação de cidadãos, que possam refletir uma  solução desses problemas sendo a escola o agente de transformação social através da conscientização das crianças, jovens e adultos. 
Assim, propomos esse Projeto “O Trânsito na Escola”, seguindo diversos exemplos positivos existente em todo país, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativas das Escolas, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes e ainda estender o projeto à comunidade externa no intuito de conscientizar sobre o Trânsito. Pois o trânsito só será conscientizarem da importância da educação no trânsito e passarem a contribuir de maneira significativa na construção de um trânsito onde todos os deveres e direitos são respeitados.
Tendo como objetivo geral do trabalho desenvolver os valores essenciais a uma boa convivência no Trânsito por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito alunos e professores e gestores do Centro de Ensino Josué Montello participaram de uma mobilização nas Laranjeiras onde os alunos adesivaram vários carros que passaram naquele local conscientizando os motoristas a respeitarem a faixa de pedestres, os semáforos e as demais regras do trânsito.

ATIVIDADES REALIZADAS

Panfletagem de textos informativos para a comunidade em vias públicas, sempre com o acompanhamento  dos  professores;
 
Passeata na "Senama Nacional do Trânsito" com intuito de promover uma reflexão em todos os seguimentos da comunidade sobre a importância de trabalharmos juntos pela “paz no trânsito”.

Palestra com o tema  O  Trânsito “ realizado  por  profissionais  da  área.