22 de setembro de 2015

SEMINÁRIO SOBRE O MEIO AMBIENTE ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA DO POVOADO MURIÇOCA



II FÓRUM INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE.

PARTICIPAÇÃO DA BAMJOM








REUNIÃO DO PÓS GRÊMIO






SEMINÁRIO MEIO AMBIENTE

 JARDIM NA ESCOLA
 
PALESTRA EDUCATIVA NUTRIÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO  AMBIENTAL
PALESTRANTES:
Drª Giullya Dantas



10 de setembro de 2015

PARTICIPAÇÃO BAMJOM EM CHAPADINHA

Desfile em Chapadinha - 07/9/2015

O Centro de Ensino Josué Montello foi convidado para apresentar-se na cidade de Chapadinha sobre a supervisão da Gestora Deuzelita sobre a coordenação do Maestro Raniely Lima.





DESFILE DE 7 DE SETEMBRO DE 2015



TEMA: O TEATRO

Uma das mais antigas expressões artísticas da humanidade.


















  
Pelotão de Porta bandeiras
Professoras Responsáveis: Silvania Gomes, Conceição Silva e Nayanna Nara.
        A aluna Maria Beatriz e os casais: João Paulo e Lince / Ícaro e Hilderlane / Washington e Ervelle / David  e Leticia / Valdez e Beatriz / João Marcos e Eduarda / Daniel e Adrielly, representam o clássico da literatura universal Romeu e Julieta, que há séculos vem seduzindo gerações de leitores apaixonados, que encontram nas páginas dessa obra de William Shakespeare uma das mais belas e trágicas histórias de amor de todos os tempos. Julieta, a bela Capuleto, se apaixona por Romeu sem saber que o rapaz é um Montéquio. Apesar dos problemas, pois suas famílias eram inimigas, os jovens escolhem viver a intensidade do sentimento que nutrem um pelo outro, decidindo se casar em segredo. As disputas das duas famílias, contudo, não deixam espaço para que o amor impossível do jovem casal possa florescer, terminando em tragédia.
 


Pelotão - A ORIGEM DO TEATRO               
Professores responsáveis: Samia Cardoso, representando o turno noturno.
             A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes indispensáveis para a sobrevivência. Foi na Grécia antiga que essa arte passou a ser representada, essencialmente, por duas máscaras: A MÁSCARA DA TRAGÉDIA E A MÁSCARA DA COMÉDIA. Para diferenciar comédia de tragédia diz que enquanto a máscara da tragédia trata essencialmente de homens superiores (heróis e nobreza), a máscara da comédia fala sobre os homens inferiores (pessoas comuns do povo). 




Pelotão - O TEATRO GREGO                     
Professores responsáveis: Eranilde Lira, Almira e Silvia Regina.
           No início era uma festa em homenagem ao deus Dionísio ou Baco (deuses do vinho e das festas). Mas com o tempo, esta festa começou a ser representada para diversas pessoas. Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos. E para representar este período clássico do teatro grego apresentamos as cores:
Amarelo- representa um futuro brilhante, esperança e a sabedoria;
Vermelhorepresenta o sacrifício e o amor
Azul- representa a verdade e a criação divina;
Verderepresenta a esperança, a natureza e a fertilidade;
Branco representando todos os deuses e deusas da mitologia grega.



Pelotão – O DRAMA NO TEATRO                                      

Professoras Responsáveis: Leudimar e Cristiane
O chamado Drama Social é uma nova linha de tragédia em que as forças do destino se materializavam como força de convenções sociais sobre o indivíduo, principalmente na injustiça socioeconômica. Pode ser entendido como uma forma séria de espetáculo, performance ou filme que não chega a ser uma tragédia. O conflito inerente ao drama é a disputa que permite ao espectador tomar partido e se interessar pela representação no palco. E representando este pelotão vêm os três mosqueteiros de Alexandre Dumas um clássico da Literatura mundial que simboliza o Drama Social da época.



B A M J O M
A Banda Marcial Josué Montello, fundada no ano de 2013, neste ano vem composta por 85 componentes. Na Coordenação: Professora Deuzelita de Oliveira Nunes, Regida pelo Maestro: Raniely Lima em seu terceiro ano encantando o público com seus ritmos e coreografia, representando sua Baliza Lana e Mó Maycon.
 





Pelotão - A COMÉDIA NO TEATRO       
Professores responsáveis: Elys Thania , Silmário e Edmilson
                                A comédia é o uso de humor nas artes cênicas. Uma comédia é uma peça humorística na qual os atores dominam a ação. A comédia pura é o mais raro de todos os tipos de drama. Na comédia a ação precisa não somente ser possível e plausível, mas precisa ser um resultado necessário da natureza do personagem. De forma geral, "comédia" é o que é engraçado, o que faz rir. A comédia encontra grande espaço e importância enquanto forma de manifestação crítica em qualquer esfera: política, social, econômica. E representando este pelotão vem Charlie Chaplin.


Pelotão - A MÚSICA NO TEATRO                        
Professores responsáveis: Rosilene Melo e Jocieltom Campos
Musical é o termo utilizado para definir a união do teatro com a música. Os três componentes essenciais de um espetáculo musical, são: a música, a interpretação e o enredo. A música e a letra são o propósito do musical; o enredo refere-se à parte dramática do espetáculo e a interpretação relaciona-se às performances de dança, encenação e canto. E para representar a música no teatro, este pelotão apresenta os musicais mais conhecidos como:
 O Guarani, representado pelo o casal: Isabel Marcelle e Jefferson Rafael.
 O Fantasma da ópera, com o casal: Sarah e Felipe Saraiva.
 A Música nos anos setenta com o casal: Paulo e Alice
 O Peter Pan, musical da Disney com os alunos: José Neto, e Beatriz Viana.
 O Cisne negro com o casal: Renata Hellen, e Marcos Vinícius.                   



Pelotão - O TEATRO NO BRASIL                   
Professores Responsáveis: Luzianne, Frederico e Iris.
No Brasil, o teatro tem sua origem com as representações de catequização dos índios. As peças eram escritas com intenções didáticas, procurando sempre encontrar meios de traduzir a crença cristã para a cultura indígena. Uma origem do teatro no Brasil se deveu à Companhia de Jesus. Os autores do teatro nesse período foram o Padre José de Anchieta e o Padre Antônio Vieira. As representações eram realizadas com grande carga dramática e com alguns efeitos cênicos, para a maior efetividade da lição de religiosidade que as representações cênicas procuravam inculcar nas mentes aborígines.


Pelotão - O TEATRO NO MARANHÃO                    
Professores responsáveis: Lucinete Chaves e Eridan Mendes. Como destaque as alunas: Maiza e Raianne.
             A ideia da criação do teatro surgiu em 1815 por iniciativa de dois comerciantes portugueses, Eleutério Lopes da Silva Varela e Estevão Gonçalves Braga, que com saudades das peças teatrais de Portugal, resolveram fazer um teatro na sua nova pátria. Na década de 1920, ganhou o nome atual em homenagem ao grande dramaturgo maranhense Artur de Azevedo. Atualmente há grupos e companhias de teatro em todo Estado do Maranhão, que representam a alegria e a criatividade do povo maranhense.