31 de março de 2016

CONVITE

                

Assembleia Geral Ordinária
Resultado de imagem para assembléia geral ordinária

                                                         Convocação

                 São convocados os Senhores Pais ou Responsáveis a se reunirem em Assem­bléia Geral Ordinária, no dia 01 de abril às 17 horas, no pátio da escola, à Rua Barão do Rio Branco nº 83 Bairro da Palmeira, nesta cidade, a fim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:
a) Leitura, discussão e votação do COLEGIADO ESCOLAR
b) Escolha dos candidatos dos Membros do Colegiado Escolar e respectivos suplentes para o exercicio.
c) Outros assuntos pertinentes à Assembleia Geral Ordinária.
            Continuam à disposição dos Srs. Pais ou Responsáveis os documentos a que se refere a letra "a" da ordem do dia acima.

23 de março de 2016

Simulado Online


O MEC, em conjunto com os parceiros CNI, Geekie Games e Consed, criou o Simulado Online para o ENEM, cujo público alvo será o contingente de estudantes da 3ª série do Ensino Médio de todo o Brasil.
A ideia inicial é que ocorram três simulados durante o ano de 2016, sendo que o primeiro já está agendado para 30 de abril. Dessa forma, a SUAVE/SEDUC .
As inscrições deverão ser feitas pelo estudante no Portal disponibilizado pelo MEC, no período de 21 a 31 de março. A realização do Simulado Online poderá ser concretizada, pelo aluno, em equipamento próprio (computador, tablete ou smartphone); em equipamento de terceiro (família, amigo ou Lan House); 
Vale ressaltar que esse simulado é importantíssimo não apenas para familiarizar os estudantes com a metodologia e estrutura das avaliações como para o fornecimento de subsídios para a formulação, reformulação e acompanhamento do processo de ensinar e de aprender, por se tratar de simulado com característica diagnóstica do perfil dos estudantes.
https://geekiegames.geekie.com.br/

22 de março de 2016

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas



               A olimpíada cria uma ambiente estimulante para o ensino e o aprendizado da matemática. Voltada para alunos e professores das escolas públicas, em 2008, na sua quarta edição, a olimpíada alcançou 5.593 municípios brasileiros, o que corresponde a 98,72% do total, com a inscrição de 40.377 escolas públicas. Participaram 18.317.779 alunos matriculados no ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos. A meta é alcançar 19 milhões de alunos em 2009.
                Os alunos com os melhores desempenhos ao longo das fases do evento ganham bolsas de iniciação científica do CNPq e medalhas. Em 2008, foram 300 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze, além de menção honrosa para 30 mil alunos. A escola estadual ou municipal com o maior número de pontos em seus respectivos estados – 27 escolas no total – também são premiadas. As instituições levam uma tevê e um aparelho de DVD, além de livros para a composição de uma biblioteca básica em matemática e ciências.

21 de março de 2016

SIGNIFICADO DE CADA DIA DA SEMANA SANTA


DOMINGO DE RAMOS
Começa a Semana Santa, dia em que comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. Nos dias de hoje, os fiéis levam para a igreja ramos, a fim de serem abençoados, como símbolo de sua fé.  

 
SEGUNDA-FEIRA SANTA
Neste dia, se reflete, em um momento de descanso de Jesus, na casa de uma família que Lhe era muito estimada. A casa de seu amigo Lázaro (a quem Ele havia ressuscitado), e de Marta e Maria Madalena. (Jo 12, 1-11).
Faltavam seis dias para a Páscoa. E, enquanto estavam a jantar, Maria tomou um vaso de nardo (um perfume autêntico e muito caro), e ungiu Jesus nos pés, e depois enxugou-os com seus cabelos. A casa encheu-se da fragrância do perfume. Tal gesto foi de imediato criticado por Judas Iscariotes, que hipocritamente logo alegou que o dinheiro que valia o perfume poderia ter sido dado aos pobres. Jesus ignorou a crítica e, saindo em defesa de Maria, justificou com estas palavras: “Antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Asseguro-vos que em qualquer parte do mundo onde se proclame o evangelho, se recordará o que ela fez”.  


TERÇA-FEIRA SANTA
É o dia, em que com grande tristeza, Jesus anuncia a sua morte, causando grande sofrimento aos seus discípulos. Anuncia também a traição, e indica o traidor. Judas sai possuído por Satanás, para trair o seu mestre.  

 QUARTA-FEIRA SANTA
É o 4º dia da Semana Santa, no evangelho deste dia, é-nos apresentada a traição de Judas, descrevendo-nos como este foi ter com os chefes dos sacerdotes, a quem se ofereceu para trair o Jesus. Aceita assim, trinta moedas de prata como recompensa da sua traição. (MT 26,14-25). 

 
QUINTA-FEIRA SANTA 
É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata. (Jo 13,1-15) Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como sua eterna memória, e em seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou consigo três discípulos, e começou a sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus.
É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. 

 SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO 
Relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado á presença de Pilatos, e depois de condenado carrega com a sua própria cruz, até ao monte Calvário; ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu... o Seu corpo foi depois retirado da cruz, e colocado num sepulcro cavado na rocha.
Neste dia, é praticado o jejum, e a abstinência da carne em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo. 

 SÁBADO DE ALELUIA
Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa.  

 DOMINGO DE PÁSCOA
Dia da ressurreição, onde Jesus se levanta de sua sepultura, e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

17 de março de 2016

COLEGIADO ESCOLAR 2016


COLEGIADOS ESCOLARES

                        
                          O Colegiado Escolar e suas Funções:

DELIBERATIVA-
 DELIBERA sobre as questões da escola, propondo alternativas e procedimentos para a melhoria da qualidade do trabalho escolar, respeitando a legislação em vigor.
CONSULTIVA–OPINA ou emite pareceres sobre questões submetidas à sua apreciação.

                      FISCALIZADORA OU AVALIATIVA-
ACOMPANHA E AVALIA os resultados pedagógicos, administrativos e financeiros da escola.

                     MOBILIZADORA–APOIA, promove e estimula a comunidade escolar nas mais diversas atividades, buscando a vivência democrática, a melhoria da qualidade do ensino, o acesso, a permanência e a aprendizagem
           
             Competências:
Constituir Comissões Especiais para realizar estudos ou executar tarefas especiais relativas a aspectos pedagógicos, administrativos ou financeiros que permitam subsidiar as decisões do Colegiado;

Divulgar junto à comunidade e autoridades competentes a avaliação institucional da escola.

              Escolha de seus membros:
O Colegiado Escolar é constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar.
O número de componentes será definido na primeira Assembleia Geral da comunidade escolar, no caso de escolas que estão constituindo o Colegiado pela 1ªvez.
Formação Paritária: 50% entre pais/alunos e 50% professores/e demais servidores.

Níveis de Ensino: havendo apenas um nível de ensino, o Colegiado poderá ser formado com 4(quatro),8(oito),12(doze) ou 16(dezesseis) componentes. No caso dos dois níveis de ensino, o Colegiado deverá ser formado com 8(oito) ou16 (dezesseis) componentes.

              Pais ou responsáveis: Possuir filho(a) ou ser responsável por estudante devidamente matriculado e frequentando a Unidade Escolar, ter disponibilidade para atuar na condição de representante de seu segmento.

             Servidores:Pertencer ao quadro de servidores efetivos da Unidade Escolar, estar em pleno exercício de suas funções e não ser membro do sindicato ou Caixa Escolar.


              O presidente do Colegiado Escolar será escolhido dentre um de seus membros eleitos. O gestor fica impedido de ser indicado à presidência, uma vez que é membro nato e presidente da Caixa Escolar

CRONOGRAMA DAS ETAPAS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


                                                        ETAPAS DA OLIMPÍADA

Adesão -25/02 a 30/04
A adesão à 5? edição da Olimpíada, ano 2016, é realizada em ambiente on-line pelas secretarias de educação, bastando apenas preencher a ficha e aceitar o termo de adesão. É condição para a efetivação da inscrição dos professores
A adesão é gratuita e realizada exclusivamente www.escrevendoafuturo.org.br
Inscrição - 25/02 a 30/04 pela internet no portal
Podem se inscrever professores que estejam lecionando em 2016, em escolas públicas do Ensino  Ensino Médio (12 ao 32 anos) nas quatro categorias do concurso, de acordo com o ano em que leciona: Q ano do Ensino Médio; Artigo de opinião: 22 e 32 anos do Ensino Médio.
Neste ano, os primeiros 100 mil professores inscritos recebem um DVD com a Coleção da Olimpíada, em versão virtual. O material apresenta a sequência didática para o ensino da escrita nos quatro gêneros textuais em que o Programa atua e auxilia o trabalho do professar em sala de aula junto aos alunos.
Oficinas nas escolas - 25/02 a 08/08
As oficinas nas escolas representam a essência do trabalho do(a) professor(a) com vistas ao ensino dos gêneros textuais para os estudantes. Pretendem qualificar o processo de produção dos textos a serem enviados para o concurso.
Elas acontecem a partir das sequências didáticas propostas pela Olimpíada para os quatro gêneros textuais trabalhados no Programa. As oficinas estão publicadas no Caderno do Professor, disponível na Coleçõo da Olimpíada, composto por áudios, vídeos, textos e jogos de aprendizagem relacionados aos conteúdos a serem trabalhados nas escolas.
Comissões da Olimpíada
Cada comissão avalia e seleciona os melhores textos, para então enviá-los à comissão subsequente.
Comissão Julgadora Escolar - 10/08 a 19/08
Comissão Julgadora Municipal - 23/08 a 09/09
Comissão Julgadora Estadual - 26/09 a 11/10
Comissão Julgadora Regional - 25/10 a 18/11
Comissão Julgadora Nacional - 29/11
PREMIAÇÃO
500 alunos semifinalistas e seus professores: medalha, livros e participação em oficinas culturais e de formação.
152 alunos finalistas e seus professores: medalha e I tablet.
Escolas dos 152 finalistas: placa de homenagem.
28 professores semifinalistas, vencedores na categoria Relato de Prática: 1 notebook.
20 alunos vencedores e seus professores: medalha, I notebook e 1 impressora.
Escolas dos 20 vencedores: 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e

AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA INÊS

Avalia Maranhão
               
         O Avalia Maranhão constitui-se em uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de consolidar um sistema estadual de avaliação de referência para o poder central, unidades regionais de educação, escolas, profissionais da rede de ensino e toda a sociedade maranhense. Trata-se da aplicação de testes de Língua Portuguesa e Matemática com questões que avaliam capacidades de leitura e raciocínio lógico-matemático balanceadas nos descritores da matriz de referência do SAEB.
O Avalia Maranhão possibilitará às unidades de ensino elementos de diagnóstico sobre as aprendizagens dos estudantes nas duas áreas, com fins de subsidiar a adoção de políticas e públicas em educação pela secretaria de educação e suas unidades regionais e nas unidades de ensino, desenvolver ações pedagógicas e de gestão que garantam a melhoria do ensino e da aprendizagem.
A proposta é que os indicadores de proficiência dessa avaliação, agregados ao rendimento escolar e indicadores de eficiência da gestão, possibilite gerar o Índice Estadual de Desenvolvimento Educacional (IEDE) que medirá com referências estatísticas sólidas aspectos da gestão e do ensino e aprendizagem das escolas, bem como estabelecerá metas a serem alcançadas que possibilitem alinhamento analítico aos indicadores nacionais em educação, como os dados da Prova Brasil e IDEB.
O Avalia Maranhão terá aplicação de testes anuais em turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, gerando dados da proficiência em leitura e matemática dos estudantes e, associados a outros indicadores, subsidiará um IEDE por escola.

RESULTADOS DO AVALIA MARANHÃO - SANTA INÊS

ESCOLA DE PROFICIÊNCIA
NÍVEL
TOTAL DE ACERTOS
AVANÇADO
19 a 20
ADEQUADO
14 a 18,9
BÁSICO
10 a 13,9
INSUFICIENTE
0 a 9,9

    Nº ORD

ESCOLAS
DISCIPLINAS

    NOTA

RESULTADO
PORTUGUES
MATEMATICA
01
C.E.Padre Chagas
9,9
7,7
8,8
Insuficiente
02
C.E.José Sarney
10,1
7,4
8,8
Insuficiente
03
C.E. Bandeira Tribuzzi
9,5
7,1
8,3
Insuficiente
04
C.E. Josué Diniz
9,9
6,5
8,2
Insuficiente
05
C. E. Josué Montell
9,3
6,6
7,9
Insuficiente
06
C.E.Est de Pernambuco
8,6
6,3
7,4
Insuficiente
07
C.E. Neuza Bastos
8,7
5,9
7,5
Insuficiente