10 de maio de 2016

O PROJETO DE EXTENSÃO “PRIMEIROS SOCORROS Educar Para Salvar Vidas”,

Tem como finalidade a capacitação de profissionais das instituições de ensino estadual, do município de Santa Inês – MA, sobre noções básicas em primeiros socorros. São ministradas aulas teóricas e práticas ao público alvo acerca dos procedimentos necessários de primeiros socorros a uma vítima, de forma efetiva a respeito de acidentes externos e intercorrências clínicas.

Ø  Objetivos do projeto:
 ·   Conscientização do corpo docente, gestores e auxiliares de serviços gerais das Instituições de Ensino a respeito de práticas de Primeiros Socorros.
 ·     Instruir quanto aos primeiros socorros em urgências clínicas, como: ressuscitação cardiopulmonar, febre, sangramento nasal (epistaxe), cefaleia, desmaio, obstrução das vias áreas por corpos estranhos (engasgos); e em situações de acidentes, como: quedas, queimaduras, feridas, intoxicação, choque elétrico, traumas odontológico, fraturas, luxação, entorse, crise convulsiva.
 ·       Treinamento psico-cognitivo em como proceder diante de uma situação crítica.
 ·       Informar sobre as medidas que podem ou não serem realizadas, evitando agravamento do caso e consequências para o atendente de emergência.
 ·        Apresentar medidas preventivas a respeito de certas situações de risco.
 ·         Tornar esses profissionais capacitados para atendimentos específicos em Primeiros Socorros.

·         Entrega de kit básico de Primeiros Socorros para cada escola participante.

Ø  Plano de Trabalho:
  Módulo 1 - 09/5/2016 Febre; Sangramento nasal (epistaxe); Desmaio; Engasgos; Trauma odontológico; Intoxicações; Feridas: por arma de fogo e arma branca; Convulsão.
·         Módulo 2 - 23/5/2016 Choque Elétrico; Entorse; Luxação; Fraturas; queimaduras; Ressuscitação Cardiopulmonar.      










O projeto conta com a orientação do professor Sérgio Roberto Oliveira Nunes e co -orientação do professor Roberto Oliveira Rodrigues. É ministrado pelas acadêmicas de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão: Laorrana Paiva, Marília Sodré, Talita Raquel e Stefany Marques.