Páginas

efeito caindo

CENTRO DE ENSINO JOSUÉ MONTELLO “Educação de qualidade se faz com compromisso e responsabilidade.”

28 de março de 2011

Casa de Cultura Josué Montello

Casa de Cultura Josué Montello promove exposição itinerante Divulgação A Casa de Cultura Josué Montello (CCJM) abre Exposição Itinerante 2011, na cidade de Coelho Neto, de segunda-feira (28) a quinta-feira (31). O objetivo é difundir a vida e obra do escritor maranhense Josué Montello, reconhecido mundialmente como um dos grandes nomes da literatura brasileira.
Essa é a 4ª etapa da exposição promovida pela CCJM, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secma). Em Coelho Neto, a mostra será realizada em parceria com o Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto (CESCN), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e prefeitura.
A exposição, que será montada no CESCN, vai apresentar momentos da vida literária e profissional do escritor, por meio de 48 painéis com fotografias, recortes de jornal, correspondências e artigos. Serão apresentados 150 livros, entre obras do autor e de outros escritores maranhenses e um vídeo documentário.
A programação inclui palestras envolvendo a trajetória literária do escritor e sobre seus romances. A novidade da exposição são os painéis fotográficos e trabalhos produzidos (artigos, monografias, dissertações e teses) sobre o romance "Os tambores de São Luís", que completou 35 anos em dezembro de 2010.
Durante a exposição, alunos e professores receberão um livreto com a cronologia da vida do escritor. A biblioteca do CESCN receberá uma doação de 20 obras do escritor e 20 publicações do Plano Editorial da Secma.
"A exposição desperta o interesse de estudantes do ensino médio e universitários em ler as obras do escritor Josué Montello e outras publicações, valorizando a literatura maranhense", destaca CCJM, a diretora Joseane Souza.
Itinerância
O Projeto, iniciado em agosto de 2008, já percorreu vários municípios. Em São Luís esteve em 9 órgãos públicos, escolas e universidades, envolvendo cerca de 7 mil participantes, entre estudantes do ensino fundamental e médio, universitários, professores e a comunidade em geral.
No interior, percorreu os municípios de João Lisboa, Imperatriz (duas vezes), Caxias, Santa Luzia do Tide, Santa Inês, Buriti de Inácia Vaz, Zé Doca, Pedro do Rosário, Alcântara, São José de Ribamar e Viana, totalizando um público de 16.500 visitantes.
O que é a exposição
Realizado pela Secma, o projeto da exposição conta com a parceria das Academias de Letras, prefeituras municipais, instituições de ensino e espaços de cultura.
Monitorada por uma equipe de técnicos da CCJM, a exposição já percorreu escolas, organizações não-governamentais e espaços culturais de São Luís e de outros municípios maranhenses.
A realização da exposição divulga a vida e obra do autor e desperta o interesse pela leitura por meio de palestra direcionada aos temas e cenários abordados nos seus romances do escritor. A iniciativa viabiliza a democratização do acesso ao livro, de várias maneira, incluindo a mostra bibliográfica de 100 obras de Josué Montello, de vários autores maranhenses e da literatura infantil.
Os interessados em receber a exposição devem entrar em contato com a Casa de Cultura Josué Montello pelo telefone (98) 3218-9945 / 88352182 ou pelo e-mail ccjosuemontello@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário