Foi considerada exitosa a participação do Centro de Ensino Josué Montello no desfile que ocorreu na Avenida no centro da cidade de Santa Inês – MA. Com o tema A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL E A OBRA MORTE E VIDA SEVERINA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO a escola destacou os principais personagens da literatura brasileira. O objetivo central foi chamar atenção dos presentes para a importância da literatura na formação de leitores críticos e autônomos.
Este tema importante foi relacionado com a obra Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto. Um autor da segunda geração modernista, analisando a dura realidade social nordestina.
Sevenino é um retirante: ele é como muitos outros e que está partindo para o litoral, fugindo da seca, da morte. A vida na Capital parece mais atraente, mais vida, menos Severina Em suas andanças, entretanto, Severino se depara a todo momento não com a vida, mas sim com o que já conhece como coisa vulgar: a morte e o desespero que a cerca.
Em seu primeiro encontro com ele, o retirante topa com dois homens carregando um defunto atébsua ultima morada. Durante uma conversa, descobre que o pobre coitado havia sido assassinado e que o motivo fora ter querido expandir um pouco suas terras, que praticamente não eram produtiveis.