8 de agosto de 2012

AULA PASSEIO PARA SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MA E MORROS - MA 2012


SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
São José de Ribamar é sinônimo de paz e tranqüilidade. A cidade fica a 32 quilômetros de São Luís e tem atrativos como praias, comidas deliciosas à base de frutos do mar (destaque para o tradicional peixe-pedra frito) e histórias, girando em torno da figura do santo padroeiro - São José. Segundo a lenda, a igreja da cidade teria desabado duas vezes até ser construída de frente para o mar, como era o desejo do Santo. Em setembro, uma grande festa em homenagem ao padroeiro acontece no período da lua cheia, atraindo milhares e fiéis àquela cidade.

Praça da Matriz e Igreja
Localizadas na parte mais central da cidade. Ali acontecem as comemorações a São José de Ribamar, durante a festa anual realizada em setembro. Imagens gigantes de São José, Nossa Senhora e o menino Jesus dominam a paisagem.

Museu dos Ex-Votos
Guarda objetos pagos em promessa.

Gruta de Lourdes
Réplica da gruta existente na França, foi construída em 1957. Bastante visitada pelos fies.

Praias do Caúra, Panaquatira e Boa Viagem
Desertas e com belas paisagens naturais. Boa para banhos e prática de esporte. Possui também grande potencial para a pesca.




























MORROS
Morros, cidade ribeirinha, localizada à margem direita do rio Munim, encontra-se posicionada em relação ao seu estado, numa distância latitudinal de 2º 57’ 10’’ sul e 43º 54’15’’ longitudinal a W de Gr. Distante da capital em linha reta de 60Km possui uma altitude de 40m e tem um clima saudável, por ser cortado por pequenos rios e riachos. Foi nesse trecho de paisagem simples, mas eloqüente, que os habitantes da antiga Icatu vinham fazer suas caçadas, seus momentos de lazer, aproveitando o momento para tomar banho nas águas claras do rio Una.
foram as dificuldades das pessoas que por aqui passaram, que resolveram lutar por uma vida melhor. Um deles, o nosso herói, Manuel Ferreira, juntamente com seus compatriotas estavam determinados a lutar pela terra mãe. Todavia nada de desânimo, o trabalho hábil, inteligente e pertinaz, há de garantir a vitória definitiva. Não foi dessa vez, a luta continuou, Manuel Pires Ferreira, era homem de rijo temperamento, a par de alguns defeitos possuía todas as altíssimas qualidades.Era um homem sincero, um ativo apaixonado pela terra natal
O progresso alcançado pela povoação levou vários portugueses a se estabelecerem ali, como comerciantes, vindo a prestar valiosa contribuição à emancipação do Município.
Elevada à categoria de Vila em 1898, foi extinta no ano de 1931, e restaurada em 1935. Alcançou a categoria de Cidade em 1938.
O nome é originado dos numerosos morros existentes no local. Os naturais, ou habitantes de Morros, são chamados morruenses.









Nenhum comentário:

Postar um comentário