30 de janeiro de 2014

JORNADA DE CAPACITAÇÃO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES

Com a participação de técnicos, colaboradores e gestores escolares das 1.233 escolas da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta quarta-feira (29), a jornada de capacitação nas novas diretrizes curriculares estaduais. O evento acontece até esta quinta-feira (30), no auditório Paulo Freire, localizado na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

A mesa de abertura do encontro foi presidida pelo secretário de Educação, Pedro Fernandes, e teve a participação da Coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Liliane Marchiorato; dos secretários-adjuntos de Coordenação das Unidades de Educação, Tadeu Lima; Ensino, Leuzinete Pereira; Planejamento, Lívio Correa; Suporte, Consuelo Magalhães; do gestor de atividades-meio da secretaria, Pedro Barbosa e da superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais da Seduc, Narcisa Enes Rocha.

O secretário Pedro Fernandes abriu o evento destacando a importância das diretrizes na efetivação da educação com qualidade. "As diretrizes representam uma conquista e avanço ao sistema educacional, fruto de longo processo de pesquisa e discussão. Elas funcionarão como norte da educação, padronizando a oferta de ensino, garantindo maior equidade de conteúdos e oportunidades aos alunos", explicou.

Pedro Fernandes ressaltou ainda a parceria do PNUD na construção do documento. "A consultoria do PNUD foi fundamental na construção das diretrizes, direcionando nosso excelente quadro técnico à formação de um padrão de qualidade", acrescentou. 

Liliane Machiorato apresentou aos presentes um resumo das atividades desenvolvidas pelo programa no estado, lembrando que o papel do órgão, ligado à ONU, é o desenvolvimento social e o combate à pobreza. "A consultoria do PNUD trabalha com foco no alcance de resultados em sala de aula, materializado em uma educação melhor. As diretrizes representam um grande avanço à educação no estado, tocando no objeto de todo o trabalho, que é o aluno. É uma grande alegria ter colaborado nesse processo", disse.

Segundo a secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira, "a grande contribuição das diretrizes é padronizar a oferta do ensino. Esse padrão vai assegurar aos alunos da rede estadual o mesmo direito de aprendizagem em qualquer escola, estimulando habilidades e competências para cada série e para cada etapa da educação", destacou. 

Em dois dias de evento será realizado o estudo sistemático das diretrizes curriculares de forma a garantir que o participante possa incorporar os conceitos básicos presentes no documento; compreender os passos do método didático proposto; reconhecer as aprendizagens básicas e os conteúdos estruturantes dispostos nas matrizes de cada disciplina; entender a sistemática de avaliação do processo de construção da aprendizagem e dos resultados do desempenho escolar e planejar ações pedagógico-gerenciais em conformidade às diretrizes curriculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário