22 de novembro de 2010

Casa de Cultura Josué Montello promove exposição itinerante


CulturaCasa de Cultura Josué Montello promove exposição itineranteDivulgaçãoO secretário de Estado da Cultura, Luís Henrique Bulcão, participou nesta segunda-feira (22), da abertura da exposição itinerante sobre a vida e obra do escritor maranhense Josué Montello, no Colégio Cintra (Anil). A exposição ficará à disposição para visita na biblioteca da escola até a próxima sexta-feira (26).
Durante a solenidade de abertura, o secretário mencionou a importância de Josué Montello para a literatura maranhense e brasileira. A Secretaria de Estado da Cultura (Secma), de acordo com o secretário, assumiu a missão de divulgar a obra desse grande escritor maranhense. “Abrir um livro de Josué Montello é passear pelas ruas, becos e pela história de São Luís e do nosso Estado”, ressaltou.
Na ocasião, Luís Bulcão fez a entrega ao diretor geral da escola, Arnaldo Martinho, de 19 romances de José Montello e mais 20 livros do Plano Editorial da Secma, para compor a biblioteca do Cintra.
A mostra, que retrata momentos da vida literária e profissional do escritor, é composta por 48 painéis com fotografias, recortes de jornal, correspondências e artigos; 150 livros, entre obras do próprio autor e de outros escritores maranhenses; além de 10 banners e um vídeo documentário.
A diretora da Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), Joseane Maria de Souza, informou que, além o acervo fotográfico e literário, a programação da mostra inclui palestras sobre a trajetória artística do escritor e sobre os temas dos romances do autor e as ações desenvolvidas pela CCJM. "Aqui, na escola, serão realizadas quatro palestras por dia, duas pela manhã e duas pela tarde. Nos estimamos a participação de quase 3.200 alunos do Ensino Médio", informou a diretora.
Outra novidade será a exposição de painéis sobre o romance “Os tambores de São Luís”, que completa 35 anos. “Além disso, faremos a entrega de um livreto que contém a cronologia da vida do escritor, para os alunos e professores", explicou Joseane Souza.
Monitorada por uma equipe de técnicos da CCJM, a exposição já percorreu escolas, organizações não-governamentais e espaços culturais de São Luís e de outros municípios maranhenses.
"Este ano estivemos na Academia de Bombeiros Militar, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, na Associação Folclórica e em escolas da cidade", informou Joseane Souza.
Realizado pela Secma, o projeto conta com as parcerias das academias de letras dos municípios, prefeituras municipais, instituições de ensino e espaços de cultura. Os interessados em receber a exposição devem entrar em contato com a Casa de Cultura Josué Montello pelo telefone (98) 3218.9945 ou pelo e-mail ccjm@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário