2 de abril de 2011

Seduc entrega 15 mil óculos para estudantes do Olhar Brasil

Seduc entrega 15 mil óculos para estudantes do Olhar Brasil 

Cerca de 15 mil óculos serão entregues, a partir da próxima semana, aos alunos das escolas da rede estadual de ensino, contemplados pelo programa “Olhar Brasil”. A entrega será feita pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), aos estudantes com idade superior a 15 anos matriculados no programa Brasil Alfabetizado, nos primeiros 15 dos 125 municípios das Unidades Regionais de Educação (URE) que aderiram ao programa.
Para a secretária de Educação, Olga Simão, a implementação do programa “Olhar Brasil” vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos com problemas visuais. Ao mesmo tempo irá possibilitar uma expressiva redução da parcela de evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho, mesmo quando não se trata ainda de cegueira.
Com esta medida, o programa desenvolvido pela Seduc, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a secretaria de Estado de Saúde (SES), visa minimizar os índices de analfabetismo no estado, focado na elevação da melhoria da qualidade de educação ofertada pelo Governo para jovens e adultos.
Na Seduc, o programa foi implantado e é coordenado pela secretária- adjunta de Programas Especiais, Sâmia Moreira, que disse se sentir gratificada com a felicidade dos alunos que receberam consultas oftalmológicas e irão receber óculos corretivos. Miopia e astigmatismo foram os principais problemas detectados entre os alunos nesta primeira fase.
Olhar Brasil
Implementado a partir de 2010, o “Olhar Brasil” vai distribuir, nesta primeira etapa, 15 mil pares de óculos para jovens e adultos matriculados no “Brasil Alfabetizado”. A meta, de acordo com Sâmia Moreira, é atender 125 mil estudantes de 150 municípios maranhenses.
No Maranhão, o “Olhar Brasil” direciona suas ações para a educação de jovens e adultos, baseada na identificação dos problemas visuais e prestação de assistência oftalmológica aos estudantes. Podem ter acesso ao programa, prefeituras, associações e entidades não-governamentais, elas também devem aderir ao programa Brasil Alfabetizado.
O “Olhar Brasil” é desenvolvido com apoio logístico da Seduc, de equipes médicas da SES e financiamento do MEC. O programa visa identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª séries), no programa Brasil Alfabetizado do MEC e na população acima de 60 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário