20 de setembro de 2012

PROJETO "ESTIMULANDO O EDUCANDO PARA A PERMANÊNCIA E SUCESSO NA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA"





ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO – SANTA INES
CENTRO DE ENSINO JOSUÉ MONTELLO










ESTIMULANDO O EDUCANDO PARA A PERMANÊNCIA E SUCESSO NA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA







Santa Inês - MA
2012





1. EIXO BALIZADOR: Apropriação do tempo escolar

2. JUSTIFICATIVA

Atualmente, a música é vista como processo destinado a facilitar e promover comunicação relacionamento, aprendizagens, mobilização expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes a fim de atender necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.
 Na prática escolar a música é concebida como a arte que tem a função de combinar sons de modo agradável apresentando expressão da inteligência humana e tem o potencial favorecer as interações sócias afetivas, aproximando assim as pessoas fazendo com que o espírito da solidariedade e do respeito mútuo seja sentimentos efetivos nas relações. Para Chagas Marly ( 2008) a música e/ou seus elementos (sons ritmo, melodia, e harmonia) facilita e promove comunicação relacionamento, aprendizagens, mobilização expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes a fim de atender necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.
Essa abrangência conceitual da música é definida por Gomes ( 2004. p. 02) “como elementos que  possibilitam a expressão por meio da fala do canto e dos movimentos corporais integrando o indivíduo de forma biopsicossocial’’.  Dessa forma, percebe-se que a música  é concebida como recurso que  auxilia o desenvolvimento pleno do indivíduo.
Como se pode observar  a música constitui um recurso  potencial no desenvolvimento do  ser humano em seus múltiplos aspectos, além disso estimula o educando  melhorando seu desempenho na frequência escolar e, consequentemente, na  aprendizagem. Portanto, em observância desta relevância faz-se necessário desenvolver no Centro de Ensino “Josué Montello” o projeto “ESTIMULANDO O EDUCANDO PARA A PERMANÊNCIA E SUCESSO NA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA” com a finalidade de elevar a frequência com sucesso na aprendizagem escolar.



2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

Elevar a frequência e sucesso na aprendizagem através da música.

2.2 ESPECÍFICOS

·         Conceber a música como processo necessário para o desenvolvimento global do indivíduo;
·         Estimular a frequência do educando através da música;
·         Melhorar a participação e o desempenho na aprendizagem;

3 METODOLOGIA

·         Pesquisas;

·         Aulas teóricas e práticas;

·         Festivais

FFOTOS DO ANDAMENTO DO PROJETO 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário