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O referido blog foi criado no ano de 2009, com intuito de informar para toda comunidade escolar as ações desenvolvida na escola para ser um espaço de encontro das pessoas envolvidas no processo educacional e da sociedade representados por seus alunos, professores, diretores, profissionais administrativo e de apoio, e crescimento da comunidade escolar em questão e do ensino brasileiro visando melhorar o desempenho destas ações.
19 de abril de 2013
SEMANA DO LIVRO DIDÁTICO
Em comemoração a semana do livro didático os alunos da 1ª série matutino do Centro de Ensino Josué Montello realizaram uma visita a biblioteca Municipal de Santa Inês para conhecer o acervo da biblioteca acompanhados pelo professor de geografia Manoel Fernandes.
Confira as fotos:
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SEMANA DO LIVRO DIDÁTICO
Em comemoração a semana do livro didático os alunos da 1ª série matutino do Centro de Ensino Josué Montello realizaram uma visita a biblioteca Muncipal de Santa Inês para conhecer o acervo da biblioteca acompanhados pelo professor de geografia Manoel Fernandes.
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INTERVALO DIRIGIDO - PEÇA
Foi realizado no dia 18/05/2013 a encenação de uma peça teatral com alunos da Escola Adventista de Santa Inês. A peça foi apresentada no pátio da escola no horário de intervalo dos alunos. A encenação foi de fundamental importância e os alunos do turno matutino acompanharam atentos a apresentação.
No final foi entregue um CD para alunos e professores.
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11 de abril de 2013
PRONATEC - Informações sobre o programa.
·
Como
posso me inscrever no Pronatec?
Como existem várias iniciativas, não existe um sistema unificado de inscrições.
As novas vagas serão abertas em escolas públicas estaduais, nos Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de
Aprendizagem - como o Senai e o Senac. Cada uma dessas instâncias terá
inscrições e critérios próprios para seleção de participantes no Pronatec.
·
Eu
estou recebendo o seguro-desemprego ou a Bolsa Família e não estou matriculado
em qualquer curso técnico. Vou perder o benefício?
Não se preocupe. Ninguém que já receba o seguro-desemprego terá o benefício
cancelado. Futuramente, algumas pessoas que pedirem o benefício deverão fazer
cursos gratuitos de qualificação profissional. Quanto aos programas de inclusão
produtiva do Governo Federal, a lei não prevê a obrigatoriedade de matrícula
para o recebimento desses benefícios.
·
O
candidato que não tenha terminado o ensino médio pode participar do programa?
Os candidatos interessados em participar do Pronatec devem procurar sua
instituição de ensino ou uma instituição federal em seu estado para saber mais
sobre os critérios e condições de ingresso no programa.
·
Pessoas
que já concluíram o ensino médio podem participar do Pronatec?
Sim, na modalidade Bolsa Formação Trabalhador.
·
As
redes de ensino municipais podem participar do Pronatec?
As cidades que desejarem participar do programa devem procurar a sua secretaria
estadual de educação.
·
Quando
começam as inscrições no Pronatec?
Procure informações na secretaria de educação do seu estado, na rede estadual
de educação, nos institutos federais ou nas unidades dos serviços nacionais de
aprendizagem.
·
Sou
estudante e gostaria de saber se fui selecionado para um curso.
Você deve entrar em contato com a instituição de ensino em que fez sua
matrícula.
·
Fui
selecionado pela minha escola, mas consta que sou "suplente". O que
isso significa?
A "suplência" é o mesmo que "segunda chamada". Você deve
entrar em contato com sua instituição de ensino para saber quando serão feitas
as matrículas de segunda chamada.
·
Instituições
privadas podem aderir ao Pronatec?
No momento, o programa está disponível apenas para as instituições federais e
para os serviços nacionais de aprendizagem. Em breve, será publicada portaria
que regulamenta a participação da rede estadual e privada.
·
Qual
o valor da hora-aula ministrada por um professor?
Existe um valor por aluno, repassado pelo FNDE para a instituição que oferece
os cursos. A definição do pagamento do funcionário que irá ministrar o curso,
fica a cargo de cada instituição.
Fonte: Site Pronatec
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA 2013
REGULAMENTO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
Os participantes
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição dedicada aos alunos
brasileiros ou de escolas e universidades brasileiras das redes pública e
privada desde o 6o ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental até estudantes
universitários em nível de graduação.
Os objetivos
A OBM tem como objetivos principais estimular o estudo da Matemática pelos
alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na
melhoria do ensino, e detectar jovens talentos.
Os níveis
A OBM será realizada anualmente em quatro níveis, de acordo com a
escolaridade do aluno:
Nível 3 - para alunos matriculados em qualquer série do ensino médio
quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o ensino
médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior
até a data de realização da primeira fase da OBM.
As fases
Para os Níveis 1, 2 e 3, a OBM será realizada em três fases. A primeira fase
será realizada no primeiro semestre, a segunda e a terceira no segundo
semestre.
As datas serão fixadas anualmente pela Comissão Nacional de Olimpíadas da SBM.
Estrutura das provas
Uma prova de múltipla escolha com 20 a 25 questões com duração de 3
horas.
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Uma prova mista (parte A e parte B) realizada apenas nas escolas que
enviaram o relatório da primeira fase, com duração de 4 horas e 30 minutos.
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Nível 1 - uma prova discursiva com 5 problemas com duração de 4 horas
e 30 minutos.
Níveis 2 e 3 - duas provas discursivas realizadas em dois dias consecutivos com 3 problemas em cada dia com uma duração de 4 horas e 30 minutos por dia. |
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Uma prova discursiva com 6 problemas com duração de 4 horas e 30
minutos, aplicada no mesmo dia e horário da Segunda Fase dos níveis 1, 2 e 3.
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Elaboração das provas e responsabilidades das bancas
Para cada nível será nomeada pela Comissão de Olimpíadas uma banca
especializada de 3 a 5 membros. Esta nomeação será feita até 15 de março de
cada ano.
Cada uma das bancas será responsável por:
a) elaborar as questões, problemas e suas respectivas soluções.
b) elaborar os gabaritos e critérios de correção para as provas das fases 2 e
3.
d) corrigir as provas da fase final.
e) na fase final decidirem juntamente com a coordenação nacional os critérios
finais de premiação.
Critérios de inscrição e promoção
Níveis 1, 2 e 3
a) Para a primeira fase, cada colégio poderá inscrever todos os estudantes
interessados. Não existe nenhuma limitação no número de alunos por escola e
todo aluno que desejar participar deve participar. A existência da OBM deve ser
amplamente divulgada na escola cadastrada.
A inscrição dos alunos ocorrerá em cada colégio e não precisa ser repassada ao
coordenador regional nem à Secretaria da OBM. Posteriormente, o representante
da OBM em cada colégio enviará o relatório on-line de participação da sua
escola contendo os resultados da primeira fase.
b) O critério para a promoção dos alunos para a segunda fase será divulgado
pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática até 30 dias após a
realização da primeira fase no site da OBM.
c) O critério para a promoção dos alunos para a terceira fase será divulgado
até 30 dias após a realização da segunda fase no site da OBM.
d) Alunos que ganharam medalha de ouro, prata ou bronze na OBM de um ano estão
automaticamente classificados para todas as fases da OBM do ano subseqüente,
inclusive se houver mudança de nível.
Suas notas nas fases classificatórias serão ou a nota mínima para classificação
ou a nota efetivamente obtida, o que for maior.
e) Provas da Terceira Fase feitas em qualquer momento ou local e em caráter
informal por alunos não classificados na 1a. ou 2a. fases não serão sob
hipótese alguma corrigidas pela mesma banca que corrige as provas oficiais. Os
coordenadores regionais não devem portanto enviar este tipo de material para a
coordenação nacional.
A pontuação
Níveis 1, 2 e 3:
A pontuação final dos alunos que participarem das três fases será feita pelas
bancas atribuindo-se um ponto a cada questão da primeira fase, 60 pontos
totalizados na prova da segunda fase (ver parte A e parte B) e 50 pontos para
cada problema da terceira fase. Fica estabelecido que a promoção para a
terceira fase levará em conta os pontos acumulados nas duas primeiras. (veja
também anexo 4).
Os prêmios
Serão oferecidos prêmios aos alunos que obtiverem as melhores pontuações
finais. Esses prêmios são chamados de Medalhas de Ouro, Medalhas de Prata e
Medalhas de Bronze e as quantidades de medalhas oferecidas atenderão aproximadamente
a proporção 1 : 2 : 3.
Serão oferecidas Menções Honrosas a critério da banca.
A premiação
Será realizada anualmente a cerimônia de premiação da OBM coincidindo com a
reunião anual da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática, durante a
realização da Semana Olímpica. Para garantir a presença dos alunos premiados, a
Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática patrocinará o translado,
hospedagem e demais despesas dos alunos premiados com medalha de Ouro. Para os
alunos ganhadores de Medalhas de Prata ou Bronze, a Comissão Nacional de Olimpíadas
de Matemática patrocinará a hospedagem e despesas de alimentação. Os alunos
agraciados com Menções Honrosas receberão o diploma enviado pelo correio.
Fonte: site da OBMEP
Fonte: site da OBMEP
TIME DE META - INTERVALO DIRIGIDO - TURNO VESPERTINO
O intervalo
dirigido foi elaborado a partir da atividade “Criando Instrumentos”
pertencentes à categoria gestão de processos do Programa de Gestão Educacional
– PGE.
Trata-se de
uma atividade que possui como elemento a formação de espírito e trabalho em
equipe visando assim, promover o trabalho cooperativo entre alunos
permitindo-lhes maior interação das competências e habilidades sócio-culturais.
O intervalo
dirigido acontece no período das datas comemorativas que ocorrerá no ano
letivo. No mês de abril a atividade realizada foi uma apresentação de capoeira.
Para a
diretora Deuzelita de Oliveira Nunes as atividades desenvolvidas através da
gestão de processos além de fortalecer o trabalho em equipe permite maior
interação entre saberes. Portanto, é uma atividade que possui um impacto
significativo na aprendizagem.
Durante as
primeiras atividades que foram desenvolvidas foi possível observar o potencial
sócio cultural dos alunos participantes, basta a escola abrir espaço para
explorar essas habilidades. O recreio dirigido é uma atividade simples que
permite interagir, criar e a fortalecer as relações interpessoais.
5 de abril de 2013
AVISO
COMUNICAMOS AOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO JOSUE MONTELLO QUE ENCONTRA-SE ABERTA AS INSCRIÇÕES NA SECRETARIA DA ESCOLA PARA I FANFARRA. A SELEÇÃO OCORRERÁ NO DIA 06/04/2013 ÁS 16 HORAS
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