7 de março de 2015

Carta aos professores seletivados

Caro (a ) Professor (a)
O processo seletivo consiste em uma medida emergencial para atender às demandas existentes na rede pública de ensino do Estado do Maranhão, a fim de garantir o início do ano letivo com professores na sala de aula. Nesse sentido, o Governador do Estado, defende como eixos estruturantes da Política de Educação a valorização do magistério e a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
O Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado da Educação- SEDUC, coloca-se à disposição para estabelecer uma relação de diálogo aberto e articulação permanente com todos os profissionais da educação de forma a superar o nosso maior desafio: restituir às crianças, jovens, adultos e idosos o direito de aprender na escola.
Você professor (a) agora é parte integrante deste projeto. Nesse sentido, visando colaborar com seu trabalho, elencamos a seguir algumas orientações pedagógicas e administrativas que podem apoiá-lo (a) na sua prática pedagógica:
Planejar todas as ações a serem desenvolvidas em sala de aula;
Encaminhar para a supervisão/coordenação seu Plano de Curso para o devido acompanhamento;
Participar efetivamente do Planejamento Pedagógico e quaisquer outras ações que dizem respeito à melhoria da qualidade do trabalho em sala de aula;
Promover ações que envolvam a comunidade escolar e extraescolar;
Propor ações pedagógicas que potencializem o trabalho de leitura e escrita na escola;
Manter atualizado os registros sobre o percurso de aprendizagem dos seus estudantes (notas, controle de frequência e outras anotações que ajudem a melhorar a aprendizagem) de forma a agir em articulação com a supervisão pedagógica evitando a repetência e o abandono escolar;
Tomar conhecimento sobre os indicadores da avaliação da aprendizagem de sua escola de forma a planejar boas situações de didáticas;
Participar efetivamente das ações de formação continuada que serão implementadas na escola;Propor debates para compartilhar as experiências de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, caso integre o referido programa;
Identificar possibilidades para implementação dos projetos de letramento em todas as áreas;
Identificar na escola os recursos pedagógicos disponíveis (recursos multimídia, acervos literários, sala de vídeo) articulando-os à sua prática de sala de aula;
Realizar diagnóstico inicial no seu componente curricular identificando logo no primeiro bimestre os estudantes que apresentam dificuldades nos conteúdos básicos desse componente e também de leitura e escrita e, comunicar imediatamente à gestão e supervisão para planejamento de intervenção de Apoio Pedagógico;
Participar dos planejamentos, discutindo de forma articulada com as áreas afins e as demais áreas de conhecimentos, metodologias, recursos e conteúdos curriculares que beneficiem o processo de ensino e aprendizagem;
Participar das reuniões dos Conselhos de Classe para discutir, acompanhar e decidir questões pedagógicas, sobretudo, as que dizem respeito ao aproveitamento e ao rendimento escolar dos estudantes.
Cumprir efetivamente o Calendário Escolar da Rede.
Com este propósito no inicio do ano letivo, encaminharemos um Guia de Orientações Pedagógicas para apoiá-lo em suas tarefas diárias nas escolas da rede pública estadual de ensino.
Esperamos que o seu trabalho seja produtivo e reflita positivamente na melhoria da qualidade da educação.
Bom trabalho!
Atenciosamente
Áurea Regina dos Prazeres Machado Secretária de Estado da Educação

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